segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Técnicos da Saúde combatem o aedes em Maria Quitéria


Agentes de endemias e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde foram à luta, na manhã desta segunda-feira, 30, contra o mosquito aedes aegypti no distrito de Maria Quitéria. Visitaram algumas residências onde há suspeitas das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya. Também estiveram no Centro de Saúde Otacílio Silva da Purificação.

 Durante as visitas coletaram o mosquito adulto para identificação no laboratório e orientaram os moradores sobre medidas de prevenção. Eles tomaram conhecimento de que qualquer recipiente exposto que acumule água serve de foco para a reprodução do mosquito e por isso, deve ser eliminado.

 “Somente em janeiro foram notificados nove casos suspeitos, no distrito de Maria Quitéria. Por isso, estamos visitando essas casas, observando se há focos e orientando os moradores a prevenir contra o aedes aegypti para que não seja necessário utilizar o fumacê”, afirmou a bióloga da Vigilância Epidemiológica, Sintia Sacramento. Ela explica que “por se tratar de zona rural, o veneno pode eliminar outras espécies de insetos”.

 Técnicos de Educação em Saúde ainda fixaram cartazes e distribuíram panfletos informativos. Foram visitados os povoados de Pé de Serra, Estrada do Boiadeiro, Carro Quebrado, Água Grande e Fazenda Mandasaia. Nesta terça-feira, 31, os técnicos irão visitar algumas localidades do distrito da Matinha.

Nenhum comentário: