quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Projeto capacita pessoas em situação de rua para o mercado de trabalho

Grupo Superação realiza cursos para população socialmente vulnerável

Uma saída para as adversidades de viver nas ruas rumo a um futuro melhor, com lugar no mercado de trabalho. Vinte pessoas integram a primeira turma do Projeto Superação, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com instituições parceiras, que tem como objetivo inserir jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

 As atividades de formação, que incluem palestras, oficinas e acompanhamento psicológico, são realizadas até o fim de janeiro, nas unidades do Instituto de Saúde Integral (ISI) localizadas nos bairros de Mares e Barbalho, em Salvador. Para o titular da Setre, Álvaro Gomes, o projeto dá oportunidade àqueles que mais precisam. “Essas pessoas estão necessitando de um suporte e nós estamos propiciando isso, o que é uma prioridade e papel do Estado. É um projeto no qual estamos trabalhando com muita dedicação, porque é fundamental para a sociedade. Tudo o que essas pessoas precisam é de uma oportunidade”.

 Nas duas unidades do ISI onde acontecem as formações, as turmas são acompanhadas por assistentes sociais, professores e psicólogos. “Nossa função vai além de treiná-los para o mercado de trabalho, mas também conscientizá-los da responsabilidade e do compromisso que eles estão assumindo”, explica Juliete Barreto, psicóloga do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) que orienta os 20 participantes na primeira edição da iniciativa.

 Depois de concluir a capacitação, os futuros trabalhadores serão cadastrados e encaminhados para atividades de prestação de serviços gerais em postos que já foram pré-selecionados pelo SineBahia. Morando em um albergue e vendendo água para sobreviver, Adolfo França espera pela oportunidade de trabalhar. “A nossa expectativa aqui é muito grande. Todos estão colaborando. Nós somos os primeiros desse curso e estamos alegres, com vontade de terminar [a capacitação] e conseguir nosso emprego”.

 Embora a primeira turma tenha focado no público masculino e de albergados, a perspectiva é que durante o ano novos grupos do projeto sejam abertas com alunos de outros perfis, como pessoas em processo de ressocialização, egressos do sistema prisional, mulheres em situação de risco por violência familiar, migrantes e transgêneros. O Projeto Pontes para o Futuro, iniciativa da organização Plan International Brasil e do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), financiado pela União Europeia, também é parceiro do Projeto Superação.

Nenhum comentário: