quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Bombeiros ampliam efetivo e montam estrutura para Festa de Iemanjá

Montagem das estruturas dos Bombeiro para o 2 de Fevereiro de 2017.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) já iniciou a montagem da estrutura para a Festa de Iemanjá, comemorada no dia 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, em Salvador. A segurança para os festejos também será reforçada com a ampliação do efetivo. Ao todo, 196 bombeiros militares vão atuar para garantir a tranquilidade do público – um aumento de 70% em relação a 2016, quando foram empregados 115 bombeiros.

 Além de oito postos elevados de observação espalhados pelo bairro, dois postos fixos de comando estão sendo instalados no Largo da Mariquita, em frente ao Mercado do Peixe, e na Rua da Paciência. Nos postos fixos são definidas e avaliadas as ações de segurança, incluindo a estrutura necessária para o contato com outros órgãos, e servem ainda como espaços de descanso para a tropa. Já nos postos elevados ficam os bombeiros que prestam socorro e auxílio à população.

 Segundo o tenente-coronel Aloísio Mascarenhas, diretor de apoio logístico do Corpo de Bombeiros, nos anos anteriores, uma estrutura fixa ficava instalada nas proximidades da Escola Medalha Milagrosa, mas foi preciso mudar para a Rua da Paciência por conta das intervenções realizadas no Rio Vermelho.

 “É muito difícil encontrar um local naquela região que possibilite a montagem desta estrutura fixa. Tecnicamente, não foi viável montar na mesma área dos outros anos. Avaliamos diversas alternativas e decidimos por este local na Rua da Paciência, que possui um recuo no passeio público, em frente a uma galeria de arte”, afirma Mascarenhas.

 O tenente-coronel acrescenta que "tentamos harmonizar o interesse público com o privado, mas o público prevalece. Ainda assim, dialogamos com o proprietário da galeria e com a comunidade que mora naquele local. Os estudos que fizemos apontaram que aquele é o lugar adequado para oferecer nossos serviços à comunidade".

 Sobre a ampliação do efetivo, o coronel Francisco Telles, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, destaca que a medida busca atender à demanda de crescimento da festa. “Nós vamos colocar a tropa motorizada, porque percebemos a necessidade de ter mais esta cobertura. Estamos empregando um efetivo maior e também aumentamos o número de postos elevados de observação, em razão da tendência de aumento de público. A exemplo do que aconteceu na Lavagem do Bonfim, vamos fazer uma cobertura maior”.

Nenhum comentário: