quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Mais de mil animais em situação de maus tratos ou abandono foram recolhidos em 2016


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Feira de Santana alerta os donos de animais domésticos ou de tração sobre a importância da “guarda responsável”. Somente no ano passado, 331 cães e gatos e outros 712 equinos ou muares foram recolhidos ao órgão municipal em função de maus tratos ou situação de abandono em vias públicas.

 Em caso de qualquer pessoa identificar um animal em situação de abandono ou maus tratos, pode acionar o CCZ, através do telefone (75) 3614-3613, de segunda-feira a sexta-feira, das 8hs às 16hs, sem intervalo para almoço. Em alguns casos, a exemplo de 253 registros ocorridos em 2016, os agentes do órgão municipal foram aos locais, identificaram maus tratos ou animais errantes (soltos em vias públicas) e fizeram a orientação dos proprietários para garantir a “guarda responsável”.

 Para evitar que a situação de maus tratos se repita, o CCZ vem promovendo a conscientização dos donos de animais sobre suas obrigações e a “guarda responsável”. Também alerta sobre as penalidades previstas em leis, que podem enfrentar em caso do não cumprimento de medidas protetivas de preservação.

 Conforme a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, as medidas visam proteger os animais. No caso dos animais domésticos, como cães e gatos, os donos não podem abandoná-los em vias públicas, tanto para evitar acidentes quanto também não contraírem ou disseminarem doenças, a exemplo de sarnas e leishmaniose.

 No caso de cães e gatos, conforme os técnicos do CCZ, os donos devem promover a vermifugação, vacinação contra raiva e viroses, alimentação adequada e espaço adequado de acordo com o porte do animal. Enquanto isso, para os equinos e muares usados na tração de carroças deve ser observada a carga de acordo com o porte do animal, a carroça deve estar em boas condições de uso, o animal deve descansar a cada cinco horas e não pode ser usado chicote ou qualquer outro tipo de objeto que provoque dor.

Nenhum comentário: