segunda-feira, 10 de julho de 2017

Mais uma edição do 'Pedra Papel Tesouro' leva arte alternativa para o Aclamação

feira Aclamação

“É uma experiência incrível essa parceria com o Palácio da Aclamação, pois desde o início o Ipac entendeu a nossa proposta”. Desta forma, Gilberto Monte, um dos organizadores da feira ‘Pedra Papel Tesouro’ (PPT), avaliou a parceria realizada com a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. O evento, aberto ao público, trouxe a cena de arte alternativa de Salvador para o Palácio da Aclamação, no Campo Grande, em Salvador, em sua 5ª edição, no final de semana.

 Entre os trabalhos apresentados na feira, que faz parte do projeto de dinamização de espaços do Ipac, destaque para produtos feitos a partir do reuso de materiais descartáveis, como os colares da artesã Dáfine Prades, 30 anos. “Como eu trabalho com reaproveitamento de bordado e madeira, eu acho a feira maravilhosa para poder expor as minhas produções. O artesanato é um processo de cura e de crescimento e, acima de tudo, é uma arte. A feira oportuniza a divulgação dessa arte”.

 Com a proposta de valorização e visibilidade de trabalhos autorais do cenário de arte soteropolitana, a PPT reuniu expositores das mais diversas modalidades, como decoração, paisagismo, impressos, gastronomia, fotografia e moda. Kinthino, 23 anos, estudante de Produção Cultural, falou sobre a relevância do evento para a divulgação dos trabalhos. “Eu faço parte do Corre Coletivo, onde criamos roupas e acessórios. Estamos aqui desde a primeira edição da PPT, que, por sinal, foi a primeira vez em que expomos o nosso trabalho, o qual até então era feito informalmente “, ressalta. “O Palácio faz parte da história da Bahia e é importante que ele esteja aberto para que as pessoas possam entrar e conhecê-lo”.

 Outros expositores também ressaltaram o significado da PPT para fortalecer o movimento das publicações e produções independentes, como a artesã Josiene Borges, 40. “Eu trabalho com bordado livre e busco trazer minha identidade na minha arte. A feira está sendo muito interessante, por ser um momento de troca e de conhecer os artesãos, além de poder divulgar o trabalho e apreciar as obras de quem muitas vezes não as expõe. O Palácio da Aclamação é um espaço lindo e que agrega valor, tranquilidade. Leia mais no site da Dimus/Ipac.

Nenhum comentário: