quinta-feira, 13 de julho de 2017

Mutirão de Cirurgias atende população de 20 municípios


Somente no primeiro dia de atendimento da etapa do Mutirão de Cirurgias, no município de Brumado (centro sul), 64 pessoas garantiram a marcação de seu procedimento, que será realizado a partir da próxima segunda-feira (17), no Hospital Municipal Professor Magalhães Netto. Novos agendamentos estão sendo feitos nesta quinta-feira (13), nas unidades móveis de saúde estacionadas no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. A realização dos exames e consultas pré-operatórios acontecem também nesta sexta (14), a partir das 7h.

 A ação do Governo do Estado, executada pela Secretaria da Saúde (Sesab), oferece cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia (retirada de parte ou total do útero) e colecistectomia (vesícula). Para ser atendido, o paciente deve comparecer ao local das consultas pré-operatórias e apresentar RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (uréia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo.

 Maria Runiza foi uma das pacientes que teve cirurgia agendada. A moradora de Brumado disse que há cerca de dois ficou sabendo da necessidade de fazer um procedimento para retirada de pedra na vesícula. "Aqui foi tudo em um dia só. Fiz o cadastro, o raio-x, o ultrassom, o eletrocardiograma, passei pelo médico e já estou com a cirurgia marcada para o dia 31[de julho]". Quem também está com o procedimento agendado é a moradora de Malhada de Pedra, Angelita Gonçalves. No dia 3 de agosto ela fará cirurgia de hérnia e de colecistectomia. "Gostei muito do atendimento. É tudo na hora certa. É uma boa iniciativa do Governo do Estado".

 Os atendimentos nesta etapa também são destinados aos aos moradores dos municípios de Érico Cardoso, Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

Nenhum comentário: