quinta-feira, 13 de julho de 2017

Música e moda agitam o MAM neste domingo

A área externa do Pátio das Mangueiras no Museu de Arte Moderna (MAM-BA), na Avenida Contorno, em Salvador, vai se transformar em passarela ao ar livre, neste domingo (16), às 17h, no show da cantora baiana, Amanda Santiago, criadora do projeto ‘Batucada Brasilady’. Comemorando 20 anos de carreira, a estilista paulista Valéria Kaveski assina as peças que serão reveladas ao público em desfile de coleções criadas ao longo de duas décadas de trabalho. O MAM integra os museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

 “O MAM é o lugar ideal para esse desfile, pois comporta uma paisagem incrível em um clima urbano totalmente ligado à arte”, afirma Valéria. O desfile será no chão, “aproveitando a ambiência artística do museu, a passarela já existente para deficientes e a bela paisagem para um desfile coreografado”, destaca a estilista. São dez selecionados a partir das oficinas de estilo, fruto de um projeto criado por Valéria em parceria com a top model Alexia Bairon, que tem 22 anos de carreira e experiências no Brasil e exterior.

 Prêmios

 Dialogando entre conteúdo, arte e conceito, o desfile vai mesclar música e moda, embalado pela trilha sonora da música ‘Procissão’ de Gilberto Gil e Edy Star, executada ao vivo pela cantora Amanda Santiago. O restante do show reúne canções da própria artista e sucessos de outros compositores, aliadas à percussão. “Nós trabalhamos juntas há 20 anos; ela faz meus figurinos e de muitos artistas baianos. É uma excelente profissional e uma pessoa muito especial”, diz Amanda.

 Valéria Kaveski é nome de destaque no mercado nacional de moda e de arte. Atua na música, teatro e dança. Carlinhos Brown, Saulo Fernandes, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Denny e Timbalada são alguns dos artistas e bandas já vestidas pela estilista. Amanda, Marcio Victor/Psirico, Manno Góes, Alexandre Peixe e Adelmo Casé e Negra Cor são outros. Assim como, Carla Visi e Bolão Banda Simpatia, ambos, ex-integrantes do Cheiro de Amor.

 Referência 

 Nas artes cênicas, Valéria fez o figurino da peça ‘As Fenícias’ com a atriz Giulia Gam, e o espetáculo ‘Paredes cegas’ do Atelier de Coreógrafos, dentre outros. Por anos seguidos, ganhou o Troféu Dodô e Osmar de Melhor figurino do Carnaval. Participou de desfiles do Barra Fashion e Iguatemi Collection. Criou e consolidou a marca Kaveski como referência de moda no cenário baiano. Valéria destaca a participação da top model Alexia Bairon, que abre o desfile. “Ela foi uma das primeiras modelos que desfilou para minhas criações; sempre um luxo e maravilhosa”, completa Valéria.

 A direção musical do projeto ‘Batucada’ é de Amanda em parceria com Alex Ferreira, e direção artística de Miguel Vieira. O projeto recebe ainda a participação especial de Daniela Mercury, além de um ‘Batucadão da Paz’ na abertura dos portões do MAM, e Matilde Charles, Vanessa Borges, Aila Menezes e dançarinos de blocos afro.

Nenhum comentário: