segunda-feira, 10 de julho de 2017

SEI realiza pesquisa nos Restaurantes Populares de Salvador

Os Restaurantes Populares, localizados nos bairros Liberdade e Comércio, em Salvador, são foco de uma pesquisa inédita realizada pela Superintendência de Estudos econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A coleta de dados e entrevistas da pesquisa aconteceram durante o mês de junho. Foram entrevistados cerca de 1500 beneficiários dos dois restaurantes.

 O objetivo da pesquisa é avaliar a percepção deste público em relação ao serviço prestado nos espaços e levantar aspectos importantes para uma melhor adequação das ações de segurança alimentar. Segundo Rose Pondé, superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da SJSHDS, é a primeira vez que uma pesquisa mostrará corretamente o público-alvo. “Com 16 anos de existência, é a primeira vez que realizamos uma pesquisa técnica nos Restaurantes Populares, feitas com pessoas gabaritadas. Só com essa pesquisa que poderemos, além de identificar o retrato socioeconômico das pessoas que frequentam os restaurantes, também avaliar como estamos atendendo o público prioritário que são as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social”, analisa Rose. 

Coordenado pelo Governo do Estado, por meio da SJDHDS, os Restaurantes Populares oferecem refeições elaboradas, em sua maioria, com produtos da agricultura familiar, nutricionalmente balanceadas, que contribuem para a redução de insegurança alimentar e nutricional. Os restaurantes populares servem, no total, 4.945 refeições por dia, de segunda a sexta-feira, no período entre 10h20 e 13h30.

 A pesquisa

 O planejamento amostral foi elaborado pela equipe de Estatísticos da Diretoria de Pesquisas da SEI e o questionário foi formulado por técnicos da SEI em parceria com a Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), com perguntas a respeito de dados pessoais, sociais e econômicos como sexo, raça, escolaridade, situação de moradia, meio de sobrevivência e ocupação profissional, frequência diária em que se alimenta, frequência que vai ao restaurante, e pontos positivos e negativos quanto ao espaço físico, alimentação e funcionários.

 De acordo com Jonatas Espírito Santo, coordenador de pesquisas Sistemáticas e Especiais da SEI, os pesquisadores entrevistaram 749 frequentadores do restaurante da Liberdade e 792 beneficiários no restaurante do Comércio. “Com o auxílio de recursos tecnológicos, desenho amostral bem definido, e um treinamento adequado da equipe de pesquisadores, foi possível, em pouco tempo, realizar de forma bem sucedida a coleta de informações que vão subsidiar uma análise para identificar precisamente o público dos restaurantes populares e quais melhorias podem ser implementadas nas práticas e rotinas destes espaços”, explica o coordenador.

 Segundo Armando Castro, diretor de Pesquisas da SEI, a pesquisa irá contribuir para um melhor planejamento da política de segurança alimentar. “Essa é uma das ações para apoiar a execução de política de segurança alimentar, que tanto contribuem para redução da fome em nosso Estado. Estamos também implantando um questionário a ser aplicado na Região Metropolitana de Salvador com propósito de identificar os bairros com maior insegurança alimentar e a sua intensidade. O combate à fome tem sido bem sucedido nos últimos anos e nosso dever enquanto órgão de estatística é fornecer informação de qualidade para o planejamento e avaliação das ações”, explica Castro.

As entrevistas aos beneficiários foram realizadas pelos estudantes de Nutrição da Escola Anísio Teixeira, Faculdade de Tecnologia e Ciência e a Estácio de Sá. A pesquisa se encontra em fase de construção de estatísticas e análise de resultado e deverá ser concluída até o início de agosto.

Nenhum comentário: