segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Estratégia QualiNEO capacita profissionais de maternidades

Será realizada na próxima quarta-feira (6), no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, a II Oficina Integrada de Estratégia QualiNEO. O evento, que segue até quinta (7), terá a participação do Grupo Estratégico Local das três maternidades, Bancos de Leite Humano (BLH), gestores da atenção hospitalar, atenção básica, rede de urgência e emergência, além da Vigilância Sanitária com estudo de casos clínicos para identificação de oportunidades e melhorias na atenção neonatal.

 A Estratégia QualiNEO foi criada pelo Ministério da Saúde e apresentada a 10 estados prioritários, com maior concentração de mortalidade neonatal (acima de 11/1000 NV). Na Bahia, o lançamento ocorreu em julho, quando foi firmado um Termo de Adesão e Compromisso entre as secretarias da Saúde do Estado, Municipal de Salvador e as maternidades Professor José Maria de Magalhães Neto, Climério de Oliveira e do HGRS.

 O objetivo da iniciativa é promover ações estratégicas para a redução da mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificação da atenção ao recém-nascido nas maternidades. A seleção das maternidades levou em conta critérios como ser centro de referência no método canguru, ser hospital de ensino ou ser a maternidade que concentra o maior número de óbitos neonatais absolutos do estado.

 A previsão é concluir a qualificação das maternidades prioritárias na Estratégia QualiNEO em 24 meses. Por meio do monitoramento de indicadores assistenciais, os serviços que apresentarem melhoria da atenção neonatal receberão o Selo QualiNEO de certificação que os tornará aptos a matriciar a qualificação em outros estabelecimentos.

Nenhum comentário: