terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Trabalho da Rede de Consultores Internos é reconhecido pela Seinfra

A atuação da Rede de Consultores Internos do Estado da Bahia (RCI) acaba de ganhar o reconhecimento de profissionais da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A homenagem foi prestada pela equipe da Diretoria de Operação e Tráfego (DOT) aos consultores Clarissa Meira, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Inema) e Paulo Sérgio Santos, da Secretaria da Segurança Pública (SSP), responsáveis pelo processo de disseminação no órgão da tecnologia de gestão Gerenciamento de Processos de Negócio (em inglês Business Process Management).

 “A homenagem foi o coroamento de uma parceria que tem uma importância estratégica para a Seinfra, um resultado merecido da dinâmica das relações e do trabalho realizado”, afirma o assessor de Planejamento e Gestão da Seinfra, Adriano Oliveira. “Ficamos muito tocados pela iniciativa da Seinfra; acho que houve uma compreensão de que a atividade desenvolvida foi enriquecedora e estruturante para o órgão”, completa a consultora Clarissa Meira.

 Desenvolvida ao longo de uma série de 30 oficinas realizadas no período de maio a novembro de 2017, a disseminação da tecnologia Gerenciamento de Processos na Seinfra permitiu a identificação de 40 oportunidades de melhoria para os processos da Diretoria de Operação e Tráfego (DOT). O foco do trabalho foram processos críticos a cargo da Diretoria, como o processamento de multas, a concessão de autorizações especiais de trânsito e a gestão nas rodovias estaduais das faixas de domínio, como são chamadas as áreas laterais das pistas.

 “A metodologia permitiu que nós pudéssemos identificar soluções capazes de tornar os processos mais eficientes e céleres, partindo de sugestões das pessoas que vivenciam estes processos no dia a dia, em um trabalho de construção coletiva”, conta Clarissa. Como resultado desta atividade, foram elaborados, entre outros documentos, uma série de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), com a descrição detalhada do passo a passo para a execução dos processos dentro do novo formato proposto.

 Iniciativa da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) por meio da sua Coordenação de Disseminação de Soluções em Gestão, a Rede de Consultores Internos do Estado da Bahia é formada por servidores públicos estaduais efetivos dos mais diversos órgãos e entidades, selecionados e formados para disseminar e implementar as tecnologias de gestão na administração pública estadual.

Nenhum comentário: