segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Segundas Concertantes encerra temporada com apresentação no Palácio Rio Branco

Segundas Concertantes no Palácio Rio Branco

O projeto Segundas Concertantes, iniciativa que promove o contato do público com a música clássica de forma mais didática, realizou a última apresentação do ano, nesta segunda-feira (11), no Palácio do Rio Branco, em Salvador. O projeto envolve apresentações do grupo TCA Instrumental, formado por músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), com apoio da Fundação Cultural do Estado (Funceb).

 Desde o mês de maio, 16 apresentações foram realizadas em diferentes espaços da cidade. A proposta é oferecer ao público o contato com a música de orquestra fora dos ambientes tradicionais, como os grandes teatros e concertos. O bailarino Júnior Cordeiros, turista do Mato Grosso do Sul, ficou encantado com o que viu nesta segunda (11). “Esse projeto nos permite assistir e vivenciar a arte. Ser recepcionado na Bahia com essa apresentação foi algo incrível. Não é apenas a apresentação de uma boa música, há uma contextualização que normalmente não ocorre”, destacou.

 O Segundas Concertantes exibe composições de grandes nomes da música clássica, como Bach, Mozart e Beethoven. Além de executar as canções, os músicos explicam as influências e características de cinco períodos históricos (Barroco, Clássico, Romântico, Moderno e Contemporâneo) em que a música ocidental se desenvolveu e ganhou o mundo.

 Para o trombonista Stephan Sanches, difundir o conhecimento sobre a música clássica, por meio do projeto, tem sido gratificante. “O sentido do nosso projeto é ter um diálogo e interação com o público e compartilhar além da questão estética [do ouvir], a história por trás das composições”.

 Verão Concertante

 Para o início do próximo ano, o grupo realizará apresentações em um novo formato, batizado de Verão Concertante. Serão quatro apresentações, nos dias 8 e 12 de janeiro e 19 e 23 de fevereiro, todas no Palácio Rio Branco. Segundo Stephan, a proposta é que o repertório contemple os arranjos de música clássica tradicional, música popular e sucessos 'do verão', a exemplo de marchinhas de carnaval.

 O TCA Instrumental é composto por sete músicos: Ana Zanata (violino), Diogo Pimentel (violino), Daniel Aly (violino), Antônio Amorim (violino), Rodolfo Lima (contrabaixo), Sandra Romero (oboé) e Stephan Sanches (trombone).

Nenhum comentário: