terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Previsão da campanha de doação de sangue é coletar 600 bolsas


A campanha de doação de sangue “O melhor presente é aquele que vem do coração”, iniciada nesta segunda-feira, 4, pretende arrecadar até sexta-feira, 8, pelo menos, 600 bolsas de sangue – o dobro da quantidade coletada na última ação.

 A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, através da Seção de Capacitação Permanente, em parceria com o Hemoba. A ação está acontecendo no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas.

 A coordenadora da Seção de Capacitação Permanente, Ariella Covas, justifica que a campanha visa garantir o estoque do Hemoba durante o período de final de ano, quando as doações caem. 

“Convidamos a população a participar dessa iniciativa para que possamos ajudar o maior número de pessoas que necessitaram de sangue. Doar sangue representa um gesto de solidariedade e amor,” considera.

 A assistente social do Hemoba, Márcia Almeida, afirmou que “o estoque está critico, sobretudo, dos tipos sanguíneos negativos, que são os mais raros”. De acordo com ela, doar sangue é um procedimento seguro e simples. São utilizados materiais descartáveis, portanto, não há risco de contaminação.

 O ônibus do Hemoba está localizado no estacionamento da Prefeitura Municipal até sexta, das 8h às 17h. Os candidatos a doar sangue precisam ter entre 16 a 69 anos – menor de idade deve estar acompanhado de um responsável legal - estar em boas condições de saúde e ter se alimentado, evitando comidas gordurosas. Os doadores também devem comparecer com documento de identificação com foto.

Nenhum comentário: