segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Em Brasília, Detran-BA defende mais recursos para acolhimento de vítimas de acidentes

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) participou, nesta segunda-feira (22), da reunião da Associação Nacional dos Detrans (AND), em Brasília, com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Na ocasião, o Detran-BA defendeu que parte dos recursos pagos pelos condutores pelo seguro obrigatório DPVAT seja revertida para o acolhimento de vítimas de acidentes de trânsito.

 O órgão propôs também que, assim como já acontece na Bahia, os acidentes sejam incluídos na lista de doenças de notificação compulsória (obrigatória), em todos os estados, para a elaboração de políticas públicas de saúde. “A Bahia saiu na frente. Desde 2016, oferecemos o programa de atendimento psicossocial e jurídico aos vitimados no tráfego. Em novembro do ano passado, nosso estado foi o primeiro a implantar a notificação compulsória, passando a tratar o acidente como uma epidemia. Essas medidas precisam avançar no país inteiro”, declarou o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes.

 Durante o encontro foram discutidas punições mais rigorosas para os motoristas que provocam acidentes com vítimas. Para o Detran-BA, a pena nesses casos deveria ser aplicada diretamente. “A lei avançou, mas ainda deixou brechas que retardam a punição do condutor infrator. A sociedade pede uma resposta mais eficaz para responsabilizar quem pratica a violência no trânsito”, acrescentou Lúcio Gomes.

Nenhum comentário: