quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

BaianaSystem fará dois dias de trio e um de palco no Carnaval

BaianaSystem fará dois dias de trio e um de palco no Carnaval

A mais de mil decibéis. Com desconto da liberdade poética da música, a BaianaSystem estará em três dias do Carnaval da Bahia. O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), contratou a banda para dois dias de trio, no sábado (10) e terça-feira (13), na Barra e Avenida, respectivamente. A atração ainda fará o domingo (11) no palco do Largo do Pelourinho, montado pela Secretaria de Cultura (Secult).

 Comandada por Russo Passapusso, a banda apresenta em seus shows riffs de guitarras, muita percussão e batidas eletrônicas que servem como pano de fundo para a crítica e a discussão de diversas questões sociais. Inspirada no sound system jamaicano, com tempero brasileiro, a atração surgiu em 2009.

 O primeiro disco foi lançado em 2010. Em 2017, a banda lançou a canção 'Capim Guiné'. “'Multiplicados somos mais fortes'. É com essa mensagem que saiu o clipe do BaianaSystem", afirma Russo Passapusso, um dos responsáveis pela composição, que tem a participação da angolana Titica e de Margareth Menezes.

 “Acreditamos que a BaianaSystem pode ser considerada ‘os novíssimos baianos’, uma banda que apresenta o que é o nosso Carnaval, já que associa elementos tradicionais, como a guitarra baiana e ritmos do Recôncavo Baiano, às batidas eletrônicas, uma mistura, assim como a nossa festa momesca”, revela o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.

 Em 2016, a BaianaSystem ganhou visibilidade internacional com a faixa Playsom, que faz parte da trilha sonora do jogo Fifa 2016. A canção integra o segundo álbum do grupo, 'Duas Cidades'. Quando começou, o grupo tinha o objetivo de encontrar novas formas sonoras para a guitarra baiana.

 As influências da banda vem do ijexá, afoxé, dancehall, pagodão, sambareggae, cumbia, chula, dub, cabula, kuduro, samba duro, cantiga de roda e eletrônica. No repertório, destaque para 'Playsom', 'Lucro (Descomprimindo)' e 'Barravenida parte 2, além de 'Capim Guiné'.

Nenhum comentário: