segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

SSP emprega 1,5 mil profissionais em Itapuã e no Rio Vermelho


Mais de 1,5 mil profissionais da segurança pública serão empregados nas tradicionais lavagens de Itapuã e do Rio Vermelho, com o objetivo de garantir tranquilidade para quem for prestigiar os festejos. Além dos efetivos, a Secretara da Segurança Pública (SSP) vai montar postos para o trabalho dos policiais militares e bombeiros e haverá também reforço de pessoal nas Delegacias Territoriais de Itapuã (12ª) e do Rio Vermelho (7ª).

 Na Lavagem de Itapuã, que acontece no dia 1º de fevereiro, a Polícia Militar disponibilizará 545 homens, 19 Postos Elevados de Observação e cinco de comando, além do reforço nas principais vias de acesso. O efetivo atuará com o apoio de tropas especializadas (Operação Gêmeos e Apolo, Esquadrões Águia e de Polícia Montada, Batalhão de Choque e Rondesp Atlântico).

 A 12ª DT terá a equipe reforçada e uma Delegacia Especial de Área será montada nas proximidades da Sereia de Itapuã. No total, serão 22 profissionais, entre delegados, escrivães e investigadores. Também haverá equipes de policiais infiltrados misturados à multidão, para coibir ações criminosas. 

Com quatro postos, o Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 118 profissionais na área da lavagem, sendo 48 guarda-vidas. Serão utilizadas embarcações para maior segurança dos banhistas e o Núcleo de Mergulho estará de prontidão. A corporação vai prestar socorro em casos de quedas, torções, desmaios, mal estar e vítimas de agressões físicas.

 Festa de Iemanjá 

 Já no Rio Vermelho, no dia 2 de fevereiro, a Polícia Civil terá o efetivo ampliado da 7ª DT e uma Delegacia Especial de Área, instalada no Largo de Santana, totalizando 42 policiais de plantão, entre delegados, escrivães e investigadores. Assim como em Itapuã, a PC terá policiais infiltrados na área da festa.

 O Corpo de Bombeiros vai atuar com 133 profissionais distribuídos em postos elevados de observação nos locais de maior concentração de pessoas. Serão dois postos de comando, no Largo da Mariquita e na rua da Paciência, e sete postos distribuídos nas areias do Rio Vermelho, inclusive na praia do Buracão. A corporação vai utilizar ainda embarcações para acompanhamento das entregas das oferendas em alto-mar.

 O esquema de segurança para a festa será montado na véspera da lavagem, no dia 1º, com a organização da fila dos presentes para a rainha do mar. A PM terá 640 homens que atuarão em patrulhas, nove postos elevados de observação, três bases móveis distribuídas em pontos estratégicos e três postos de comando.

Nenhum comentário: