sexta-feira, 30 de março de 2012

APOSENTADOS DA SAÚDE DEVEM SE RECADASTRAR NA PREVIDÊNCIA ESTADUAL

Mais de 6,6 mil aposentados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) são convocados a comparecer para a segunda etapa do recadastramento na Previdência Estadual, que começa na próxima segunda-feira (2 de abril). A atualização de dados tem o objetivo de evitar a suspensão do benefício e preservar a segurança do usuário.
Coordenado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), o recadastramento pode ser feito em uma das 37 unidades descentralizadas de atendimento previdenciário, até o final de abril.
Para efetivar o procedimento, os inativos devem estar munidos dos originais ou cópia autenticada da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço (emitido há até três meses) e último contracheque.

Hora marcada

O recadastramento também pode ser realizado com hora marcada e o agendamento pode ser feito para as unidades do Brotascenter (3116-5437 / 5440) e do Shopping Paralela (0800 071 5353). Mais informações estão disponíveis no Portal do Servidor.
Caso o aposentado esteja acometido de doença grave, impossibilitado de se locomover ou ausente do domicílio, o recadastramento poderá ser realizado por meio de procuração por instrumento público, ou mediante formulário de representação disponibilizado pela Previdência Estadual.
Os casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev. A próxima etapa contemplará mais de 48 mil aposentados pela Secretaria da Educação.
Em março, servidores inativos de 47 órgãos da administração pública estadual compareceram para o recadastramento. A ação coíbe fraudes e pagamentos irregulares. Desde 2007, o Estado já suspendeu 2.747 benefícios pagos indevidamente, gerando uma economia de R$ 53,1 milhões aos cofres públicos.
Encontro atualiza conhecimentos previdenciários de servidores
Servidores estaduais que atuam na área de recursos humanos tiveram seus conhecimentos previdenciários atualizados durante o XVII Encontro O Dia a Dia da Previdência. O evento, promovido pela Saeb, aconteceu no Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e reuniu cerca de 80 servidores das secretarias e órgãos do Estado.
Para a procuradora Priscila Nagem, que discutiu o tema “Averbação de tempo de serviço”, o encontro promove a troca de conhecimentos entre as áreas. “Eu acho fundamentais essa troca e feedback entre nós e as secretarias. Também importante que as pessoas se conheçam para facilitar a interlocução e resolução dos processos”.
A servidora Carla Patrícia dos Santos, do setor de recursos humanos da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), reforça a ideia. “Aqui nós temos a troca de conhecimentos, mas é no dia a dia que surgem as dúvidas. A proximidade entre os servidores é importante”, avalia.
O encontro, composto por palestras temáticas nas áreas de aposentadoria e pensão, averbação por tempo de serviço e concessão de salário-família a inativos, teve o objetivo de ampliar o domínio sobre as temáticas previdenciárias. As apresentações foram realizadas pelo Núcleo Previdenciário e Procuradoria de Pessoal da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e por técnicos da Suprev.

Nenhum comentário: