quarta-feira, 14 de março de 2012

Feira de Santana terá, em poucas semanas, tratamento de radioterapia para combate ao câncer



Para dar mais eficiência e consolidar o serviço de radioterapia para paciente com câncer em Feira de Santana, o Ministério da Saúde – por intermédio do Governo Estadual - entregou, na tarde desta quarta-feira (14), um Acelerador Linear à Unidade de Alta Complexidade em Radioterapia (UNACON) do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA).

Com isso, aqueles que precisam do tratamento não precisarão mais deslocar-se para cidades como Salvador e Itabuna, o que dará mais eficiência e consolidará as ações em prol da melhoria na qualidade de vida dos pacientes, dando também diferencial nos atendimentos médicos prestados à população feirense.

De acordo com o deputado Zé Neto, líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) foi quem escolheu o HDPA para gerir o equipamento. Isso se deu em combinação entre o secretário Jorge Solla, o governador Jaques Wagner e o deputado Zé Neto, que têm trabalhado para fortalecer a gestão do Hospital Dom Pedro.

“Nos últimos cinco anos, através desse mesmo entendimento, foi possível instalar 12 leitos no Hospital e credenciar sua cardiologia ao SUS e ao Planserv, por exemplo. Agora, depois de ter colaborado para instalar a quimioterapia, é dado passo decisivo para a vinda do acelerador que, com a braquiterapia já instalada, irá compor o serviço de radioterapia para paciente com câncer na cidade”, aponta Zé Neto.
Montagem do equipamento - "A montagem é feita em várias etapas divididas em duas fases: mecânica e calibração. O prazo para a instalação total é de, aproximadamente, 60 dias. O equipamento adquirido é de última geração e seu funcionamento suporta trabalhar o dia inteiro. Pode chegar a atender até 100 pessoas/dia, explica o engenheiro técnico responsável pela instalação do acelerador, Paulo Pinho.

A empresa fabricante do acelerador é a Elekta e ela também será responsável por realizar um treinamento com os profissionais de Feira que irão operar o equipamento.

Zé Neto lembra que, graças ao empenho da diretora do Hospital, Sandra Peggi, e do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Outran Borges, “podemos comemorar este marco importante para a medicina de Feira de Santana”.

Nenhum comentário: