quarta-feira, 28 de março de 2012

Ensino de Astronomia será debatido na Uefs por centenas de professores

Começa nesta quarta e prossegue até sexta-feira (31) o 25º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea). Os trabalhos serão abertos às 8h15 no Observatório Astronômico Antares e as demais atividades acontecem no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Participam centenas de professores do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Feira de Santana e região.

O objetivo é contribuir para a melhoria do ensino de ciências nas escolas e auxiliar os professores da região a desenvolverem atividades com conteúdos relacionados à ciência astronômica. Cada escola participante receberá materiais didáticos para serem utilizados em sala de aula como elementos de apoio nas atividades relacionadas ao ensino de Astronomia. Trata-se de materiais como banners sobre o sistema solar, kit de óptica geométrica, luneta galileana, carta celeste (planisfério) e um manual de astronomia.

Até sexta-feira serão realizadas palestras, oficinas, mini-cursos, visitas ao planetário, sessões de vídeos e observações do céu, além de fornecimento, aos professores.

Segundo o diretor do Observatório Antares, Paulo Poppe, os encontros regionais foram idealizados durante o Ano Internacional de Astronomia, em 2009, com o objetivo de popularizar a Ciência Astronômica entre crianças, jovens e adultos de todo o país. “Com este evento, os professores vão aprender a fazer maquetes sobre a astronomia, elaborar desenhos sobre a órbita dos planetas, aprender como passar de forma didática a história da astronomia”, salientou.

A programação completa está disponível no site www.uefs.br/antares.

Nenhum comentário: