Os cidadãos que ainda precisam fazer o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) têm a oportunidade de adquirir o documento neste sábado (3), das 8h às 17h, no mutirão que será realizado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e no CMDI, na avenida Maria Quitéria. A ação é uma das medidas determinadas pela SMS para agilizar o cadastramento de usuários e emissões do documento. Com o mesmo propósito, Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos do Programa de Saúde da Família (PSF), policlínicas informatizadas através do sistema de Saúde Digital passaram a emitir o documento desde quinta-feira (1º).
A apresentação do Cartão SUS para qualquer tipo de atendimento tornou-se obrigatória desde 1º de janeiro, através de determinação do Ministério da Saúde. Com a obrigatoriedade, válida também para marcações de consultas e exames
De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, o Hospital da Mulher e o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine também estão emitindo o cartão para pacientes com consultas agendadas nestas unidades. O setor responsável pela emissão do documento na SMS tem emitido diariamente mais de 300 cartões, mediante distribuição de 160 senhas. Cada senha dá direito a emissão de no máximo três cartões, que devem ser de usuários pertencentes a uma mesma família.
“A distribuição de senhas não pode ser superior a 160 porque o sistema do Ministério da Saúde exige um procedimento limitado, conforme protocolo determinado para o cadastro”, explica Gilberte Lucas.Quem deseja solicitar o Cartão SUS deverá apresentar um dos seguintes documentos: RG, certidão de casamento, certidão de nascimento ou carteira de habilitação, além de comprovante de residência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário