terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Grupo francês investirá R$ 125 milhões em Feira de Santana

O grupo francês Saint-Gobain anunciou nesta segunda (10) que investirá R$ 125 milhões na construção de uma fábrica de drywall em Feira de Santana, através de sua controlada Placo do Brasil. A nova unidade deverá iniciar suas atividades no segundo trimestre de 2014. O drywall é um produto muito usado em construções na Europa e nos EUA. Trata-se de um sistema de placas para construção a seco, que combina estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso, substituindo a alvenaria.
 O diretor-geral da Placo do Brasil, Stênio Almeida, disse ontem que a escolha da Bahia para instalar a nova fábrica se deve à proximidade com outros estados nordestinos, Minas Gerais e o Centro-Oeste. "Escolhemos Feira de Santana por possuir um bom entrocamento de rodovias. Existe uma questão logística importantíssima nesta escolha", afirmou.
 A planta terá capacidade para produzir acima de 20 milhões de metros quadrados/ano, produção similar à da matriz em Mogi das Cruzes, em São Paulo. Hoje, o setor cresce a uma taxa de 20% ao ano, e, na opinião do executivo, ainda há bastante espaço para continuar crescendo. Almeida ressaltou que a escolha da Bahia está relacionada ainda à disponibilidade de gipsita, mineral usado na fabricação de gesso. "Há estudos mostrando que a Bahia tem as maiores jazidas de gipsita ainda não exploradas", disse. Hoje, o mineral vem de Pernambuco.
 A construção de fábrica deverá gerar mais de 300 postos de trabalho diretos e 150 indiretos. Já no período de operação, o número de vagas deverá ser de 50 e 150, respectivamente.

Nenhum comentário: