segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A receita do “ doutor Cumpadinho”

Texto e fotos/ Luiz Tito./ Em 1972, o refrão do samba “Gripe cura com limão, jurubeba é pra azia. Do jeito que a coisa vai, o boteco do Arlindo vira drogaria”, cantado pelo saudoso João Nogueira, fez sucesso nos quatros cantos do Rio de Janeiro, sem sombras de duvidas, maior reduto do samba do Brasil. Mas, na Bahia, mais precisamente em Feira de Santana, (a 109 kM de Salvador) ,essa tal “drogaria” já existia há três anos. Estamos falando da “ Farmácia do Doutor Cumpadinho”.No local, uma dose de cachaça misturada com folhas, cascas ou raízes de plantas e até cobras em conservas, é a receita para cada tipo de enfermidade, garante o “médico”. 
 Nascido na rua 7 de Setembro, nº 95, mais conhecida como “Beco do Mocó”, em Feira de Santana, Raimundo Barbosa Lima, 74 anos, casado e pai de uma filha, trabalhou como sapateiro até 1969, “ produzia sapatos tipo Luiz XV para as madames da época, mas, resolvi mudar de atividades e abri em 1969, o Butiquim do Cumpadinho”. 
  Com o estabelecimento fixado no mesmo local onde nasceu,” Cumpadinho conseguiu fazer uma boa freguezia, porém, mais tarde por influência de amigos, mudou o nome de butiquim para farmácia, com certeza ,uma farmácia bem diferente de qualquer outra. Há anos, o estabelecimento é um ponto de parada obrigatória para amigos e pessoas que visitam a cidade. “ Já receitei de médicos a políticos”, disse sorrindo.
  Se é gripe cura com cachaça e limão, “só não pode beber muito para não se embriagar” diz Cumpadinho, o remédio para apetite sexual é uma boa dose de catuaba com sementes da Amazonas, pau de resposta ou escada de macaco “ é tiro e queda! Você vai furunfar sem parar. Haja fogo !”, disse. 
 No local também se bebe para abrir o apetite, é João Dias, 66 anos, fiel freguês, não abre mão de pagar um real para saborear uma dose caprichada de cambui, caçutinga ou milome - que também serve para o intestino - “ rapaz ! Funciona mesmo”, comentou lambendo os lábios. 
 “Se o médico estiver com medo que o seu figueiredo (fígado ) não ande bem, a minha receita é jurubeba, alcachofra e de quebra carqueja também”, sugeriu. 
De acordo com Cumpadinho, o remédio para gastrite e inflamação na garganta e catinga de porco, erva docê serve para as gazes,a canela – de – velho é um santo remédio para quem tem dores, o jatobá ajuda a acalmar os nervos. Para gripe também se bebe Maria Preta, agora se você encontra-se de febre, uma dosezinha de Quioiô é a solução. “ A minha receita é extensa e há sempre o remédio para a cura”, disse. Segundo o “Doutor”, o material - ervas, raízes e cascas - é comprado em Feira de Santana e também em viagens feitas pelo interior baiano, e a receita é simples : Coloca-se as cascas,ou as raizes ou as ervas dentro de uma garrafa com cachaça e deixa em conserva em um período de até quatro meses, mas, não é tão simples assim (risos) há o pulo do gato, “isso é segredo”, diz.
 Mas, a receita do Doutor Cumpadinho não se resume as ervas,cascas e raízes com cachaça, no local há também antídotos para picadas de cobras. Nas prateleiras  as vistosas garrafas e potes com algumas cobras em conservas, despertam a atenção, na verdade,segundo “Cumpadinho” são bebidas preparadas para combater o veneno de cobras como : Cascavel,Jaracuçu de boi, Cinco Minutos, Doze horas, Sete horas, Jararaca entre outras “ Só serve cobra viva,coloca-se ela dentro da cachaça.Quando ela morrer já pode beber o remédio. Muitas pessoas que vão caçar, antes passam por aqui e bebem uma dose”, informou.
 Se no inicio de suas atividades a exatos 46 anos, a “ farmácia “ possuía  22 mesas e funcionava de segunda a segunda feira, em um enorme espaço no térreo, onde havia a necessidade da colaboração de familiares para atender a clientela, hoje, o espaço é bem reduzido, e passou a funcionar no primeiro andar. No local, há apenas três mesas, algumas prateleiras e um balcão.
 As paredes são ornamentadas com couro de jacarés  cabeças de veados, chifres de bois e um quadro do Flamengo ( seu time de coração). No local também há espaço para as imagens de Preto Velho , Boiadeiro, de Nossa Senhora da Aparecida e Nossa Senhora da Conceição de quem ele é fiel devoto. “Aluguei a loja de baixo e hoje tenho essa atividade apenas para um encontro com os amigos, mas, a receita continua funcionando, é só subir as escadas e conferir”, convidou desafiando.

Nenhum comentário: