terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Caruru de Santa Bárbara

A tradicional festa de Santa Bárbara, ou Iansã, como é saudada nas religiões de matrizes africanas, movimentou os galpões do Centro de Abastecimento durante toda a manhã e início de tarde desta terça-feira (4). Católicos, adeptos do candomblé e umbanda se uniram para demonstrar sua devoção e fé à padroeira dos bombeiros, dos mercados e divindade dos raios e trovões. Comemorada no entreposto comercial há 37 anos, a festa contou com uma programação intensa. O roteiro começou com alvorada às 6 horas, e às 10 horas o padre Carlos Vianei celebrou missa solene no estacionamento do Centro. As comemorações também homenagearam São Jerônimo. “Estamos aqui para agradecer a Deus pela proteção e exemplo de Santa Bárbara. São Jerônimo, por sua vez, foi um dos tradutores da bíblia, do aramaico para o latim”, detalha Vianei, acrescentando “todo o carinho e respeito ao trabalho do prefeito Tarcízio Pimenta”.
A missa foi seguida de procissão com as imagens de Santa Bárbara e São Jerônimo pelos mais diversos galpões do Centro de Abastecimento. Inicialmente as baianas e devotos percorreram o entorno do mercado de cereais, saíram do Centro e depois retornaram ao entreposto, circulando pelo mercado da farinha, Restaurante Popular, galpão das verduras, Ceasa e rampa da carne. Por fim, adentraram o mercado de cereais e retornaram ao estacionamento. A todo o instante eram entoadas canções em louvor a Santa Bárbara, lançado o cheiro da alfazema e ouvidas histórias dos devotos que destacaram o uso do vermelho. Feirante do centro, Edna Cerqueira usou os mais diferentes acessórios para homenagear a santa, além de doar massa para o preparo do vatapá. “A festa é muito bonita e deve ser comemorada sempre. Tenho o maior amor por Santa Bárbara”, conta.
O tradicional caruru foi servido no estacionamento para cerca de 2 mil pessoas, e uma enorme fila se formou para saborear o prato. O cozimento do tradicional caruru foi preparado no refeitório do 35º Batalhão de Infantaria, por 13 mulheres e três homens. Ao todo, foram utilizados 420 quilos de frango, 8 mil quiabos e 250 quilos de massa de vatapá, que reúne ingredientes como farinha de mandioca, camarão, castanha e amendoim. Há 26 anos trabalhando no preparo do caruru de Santa Bárbara, a devota da santa Hildete Pereira dos Santos, 65 anos, afirma que fazer a refeição para um número tão grande de pessoas não se torna cansativo quando se faz com prazer. “É um trabalho voluntário feito com muito amor. Mesmo após ter amputado uma das pernas, há cinco anos, não deixei de me envolver na festa. Sempre que sou convocada, vou com prazer”, disse.

Nenhum comentário: