quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Câmara realizará sessão de abertura dos trabalhos legislativos nesta sexta-feira


A Câmara Municipal de Feira de Santana fará a primeira sessão ordinária de 2013 nesta sexta-feira (15).   O presidente do Legislativo, Justiniano França, abre os trabalhos às 8h30. Em seguida, a sessão é transformada em especial.

Um dos vereadores é convidado a fazer o discurso de saudação ao prefeito da cidade, que posteriormente faz o seu pronunciamento apresentando as ações e metas do Executivo para o exercício que começa.

Além do prefeito, é esperada na abertura dos trabalhos legislativos a presença de secretários municipais, deputados estaduais e federais, autoridades eclesiásticas e militares, dirigentes de entidades de classes, profissionais de imprensa e populares.
O presidente da Câmara já  está adotando  as medidas necessárias para que a sessão ocorra sob a mais perfeita ordem./
Comissões Permanentes /
Após o discurso do prefeito José Ronaldo de Carvalho terá a eleição dos titulares das comissões permanentes da Casa da Cidadania para o biênio 2013/2014 e a escolha do vereador que assumirá o cargo de corregedor.
São cinco as comissões legislativas: Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Finanças e Orçamento, Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Desportos e Comissão de Obras, Urbanismo e Infraestrutura.
Cada comissão é composta de três vereadores. O grupo se reúne e faz uma eleição interna para escolha do presidente, vice-presidente e relator. Membros da Mesa Diretora, líder e vice-líder do governo não podem participar de nenhuma das comissões.
No que tange ao corregedor, ele é responsável por fiscalizar o cumprimento do Código de Ética e Decoro Parlamentar, tendo a competência de instaurar inquéritos para apurar possíveis infrações.
O corregedor pode agir por meio de provocação ou denúncia feita através de um dos vereadores ou mesmo de ofício – por iniciativa própria, desde que tenha sido testemunha ou tenha conhecimento de algo que possa ferir o decoro.   


Nenhum comentário: