segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Um fenômeno chamado C. R. Flamengo

Por Alberto Peixoto / É impressionante a grande torcida do Flamengo no nordeste brasileiro, não só no Estado da Bahia como em todos os outros desta região. Em Sergipe virou epidemia, inclusive há um bar cujo nome é: Bar do Flamengo, que em dias de jogos do Rubronegro “carioca” – carioca entre aspas porque o Flamengo agora é mundial – se transforma em uma verdadeira “arquibancada do velho Maracanã”. Uma loucura, que leva qualquer torcedor do Melhor do Mundo ao delírio!!! Quando se questiona sobre o porquê desta grande torcida no nordeste, houve-se diversas explicações do tipo: “É por que aqui (nordeste) não tem bons times. Qual a graça que tem torcer para Bahia e Vitória que nunca conseguem ganhar nada? O Bahia completou 25 anos que conquistou um título e durante este tempo oscilou entre a terceira e segunda divisão, o Vitória nunca conquistou um título nacional. Não competem, só participam” - conclui Edvando. Na opinião de José Raimundo Vaz: "De uma coisa eu sei, todas as emoções no Flamengo são diferentes. Não querendo esnobar o time de ninguém, aliás se ofenda quem quiser, mas meu Flamengo é único, é uma Religião, é uma Nação”

A história do Rubronegro nos mostra que as grandes glórias do Flamengo são provas inequívocas de que, quando o time é formado por craques vindos das divisões de base, os resultados são mais proveitosos. Tem-se como exemplo a equipe Campeã Brasileira de 1981 e do Mundo, até hoje conhecida como “era Zico” com 85% do elenco formado na Gávea. Segundo Emerson Gonçalves – globosporte.com - a agência de marketing Euromericas Sport Marketing divulgou dados de um estudo feito com informações e pesquisas sobre as maiores torcidas do mundo, levantadas em onze países: Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, México e Portugal.

De acordo com o estudo, dois clubes diferentes apresentam as maiores torcidas do mundo: - Número absoluto: Flamengo, com 39,1 milhões de torcedores. - Proporção em relação à população: Boca Juniors, Em números absolutos fica assim: - Flamengo com 39,1 milhões - Chivas Guadalajara com 33,8 milhões de torcedores - América do México com 29,4 milhões - Corinthians com 28 milhões - Juventus com 26,3 milhões de torcedores Nos idos de 1970 foi publicado no jornal O Globo do Rio de Janeiro trecho de uma carta do Sr. Ex°. Dr. Juiz de Direito Eliezer Rosa, apaixonado torcedor do América, dirigida ao Jurisconsulto João Antero de Carvalho que dizia o seguinte: “O Flamengo não é somente um clube, uma agremiação esportiva. O Flamengo é uma religião, uma seita, um credo, com sua bíblia e seus profetas maiores e menores. O Flamengo é um amor, uma devoção, uma eterna comunhão de sentimentos. Por ele muitos deram a vida, alienaram a liberdade, destruíram amizades, arruinaram lares, com homicídios e suicídios. O Flamengo, o flamenguismo, para ser mais exato, é uma cardiopatia. O Flamengo dá febre, dá meningite dá cirrose hepática, dá neurose, dá exaltação de vida e de morte. O Flamengo é uma alucinação. Deveria ser feita uma lei federal que obrigasse o Flamengo a jogar em todo o Brasil, toda semana, e ganhar sempre. Quando o Flamengo vence, há mais amor nos morros, mais doçura nos lares, mais vibração nas ruas, à vida canta, os ânimos se roboram, o homem trabalha mais e melhor, os filhos ganham presentes. O Flamengo não pode perder, não deve perder. Sua derrota frustra, entristece, humilha e abate. A saúde pública, a higiene nacional exigem que o Flamengo vença, para bem de todos, para felicidade geral, para o bem estar nacional.” Só resta agora, com esta nova diretoria, ganharmos títulos importantes e voltarmos a brilhar no cenário internacional. Se você for a Aracaju, visite o Bar do Flamengo do simpático casal Junior e Leuzinha, situado na Av Corintio Leite, 188, bairro Industrial – Saudações Rubronegras!!!

Nenhum comentário: