terça-feira, 7 de maio de 2013

LANÇAMENTO DO LIVRO XING LING


No dia 9 de maio, às 18:30hs, a Solisluna Editora lança na Livraria Nobel, em Feira de Santana, o livro “Xing Ling - Made in China”, primeiro romance do escritor Victor Mascarenhas.



Num futuro indeterminado, em que governos e pessoas são controlados por corporações, caos urbano e especulação imobiliária desenfreada dão o tom da vida nas metrópoles. Parece o noticiário do dia, mas é o pano de fundo deXing Ling – Made in China, uma ficção científica farsesca, debochada e política que marca a estreia como romancista de Victor Mascarenhas.
Por trás de uma trama cinematográfica, repleta de citações e subversões, conheceremos um futuro em que empresas chinesas compram cidades e terroristas traficam drogas sintéticas que abrem as portas do inconsciente coletivo. A luta para retomar o Pelourinho da Shanzhai Entertainment Group, transforma o centro histórico de Salvador num parque temático, um enorme xing ling onde santos barrocos são substituídos por réplicas de plástico e baianas fortemente armadas fazem a segurança do local. No começo, parecia um grande negócio, mas o Complexo Turístico Terra da Felicidade está prestes a ser invadido pelos rebeldes Caramurus, cansados de ver a cidade dominada por uma gente que não sabe a diferença entre um arroz de hauçá e um arroz chop suey.


Segundo o autor, o livro é, conceitualmente, um grande Xing ling – que é como são chamados os aparelhos eletrônicos e produtos made in China. “A trama é uma grande alegoria, uma ficção científica farsesca e anárquica, mas amparada em pesquisa histórica e cheia de citações e subversões de obras de outros artistas inseridas na trama”. O autor continua: “É uma espécie de cruzamento do ‘Admirável mundo novo’ com ‘Capitães da areia’, mas com uma forte carga política por trás de tudo. O livro é uma reflexão do momento que vive o mundo, a economia, a política e o comportamento humano nessa nova desordem mundial. Para falar de tudo isso, usei Salvador como exemplo, já que é uma típica metrópole em vias de um colapso iminente e a beira de um ataque de nervos, como tantas outras mundo afora”.
O livro tem 80 páginas, no formato 12,5 x 19cm, projeto gráfico da Solisluna Design e criação da capa de Enéas Guerra.




O AUTOR

Victor Mascarenhas é escritor e roteirista. Autor de “Cafeína” (Fundação Casa de Jorge Amado, 2008), livro de contos vencedor do Prêmio Braskem Cultura e Arte. Em 2011, foi um dos finalistas do Prêmio Off Flip e lançou seu segundo livro: “A insuportável família feliz” (Editora P55, 2011). No cinema, foi um dos roteiristas do longo metragem “Esses moços”(2004) e teve um dos seus contos, “Leão Marinho”, adaptado para as telas pela Oi Kabum (2010). O ano de 2013 marca a estreia de Victor Mascarenhas como romancista, com o lançamento de “Xing Ling – Made in China”, pela Solisluna Editora.

SERVIÇO

Lançamento do livro Xing Ling - Made in China
Data: 9 de maio de 2013
Horário: 18:30hs
Local: Livraria Nobel de Feira de Santana
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, número 2410, Parque Getúlio Vargas, Feira de Santana, Bahia.
Preço: 29,90

CONTATOS

Victor Mascarenhas: cel. (71) 8112-4762 / victor14@ig.com.br
Solisluna Editora: tel. (71) 3379-6691/ (71) 8707-0951 / comunica@solislunaeditora.com.br
Livraria Nobel: tel. (75) 3022-2459




Nenhum comentário: