sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vacina: índice baixo, mas entre os maiores do estado

A campanha nacional contra a gripe alcançou, em Feira de Santana, 52% da meta de vacinação, até o momento, com 44.195 pessoas vacinadas no município.
Devem ser imunizadas 84.463 que integram os chamados grupos de risco: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias depois do parto.
Mesmo com um percentual, ainda, distante de alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, o município tem o melhor índice dentre as maiores cidades do estado. Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, em Salvador o percentual de pessoas vacinadas é de 47%, Vitória da Conquista: 51%, Juazeiro: 47%, Ilhéus: 30% e Itabuna: 48%.
Em Feira de Santana o melhor percentual é o de profissionais de saúde. 8.306 já foram vacinados, o que corresponde a 65%. Em termos quantitativos, o maior número de pessoas imunizadas está no grupo dos idosos: 24.436 já foram vacinados, o que corresponde a 50% da meta. Também já foram vacinadas 7.407 crianças, correspondendo a 50%.
O pior percentual é o de gestantes, que contabiliza 3.344 imunizações, ou seja, 48% da meta. Já entre as mulheres no período pós-parto, 60% já foram vacinadas, totalizando 688. A campanha nacional contra a gripe será encerrada no dia 10 de maio.
No município, a vacina está disponível em 86 postos de saúde da família, 16 unidades básicas de saúde, além de postos móveis situados na Secretaria de Saúde, Estação Rodoviária, supermercados G.Barbosa e Atacadão Max, e Boulevard Shopping. Ascom/PMFS

Nenhum comentário: