sexta-feira, 10 de maio de 2013

Uma Organização de Sucesso


Por Alberto Peixoto

No Mundo Globalizado as Organizações estão sempre em constante evolução. O rápido desenvolvimento de produtos e serviços de alta qualidade está incessantemente postulando aplicação intensiva de conhecimento – o capital intelectual. Este cenário competitivo está continuamente exigindo novas aprendizagem e reações rápidas e efetivas, portanto, quanto maior o nível de serviços oferecidos, mais recursos tecnológicos e intelectuais são necessários.

No mundo dos negócios, quanto mais espaços possíveis forem ocupados pela Organização, menos oportunidades serão dadas aos concorrentes; quanto mais foco no seu negócio, maiores serão as possibilidades de obter sucesso; é fundamental conhecer a fundo sua organização, seus pontos fortes e fracos, para em seguida conhecer estes mesmos pontos nos seus principais concorrentes, além das ameaças externas, como as diversas crises econômicas que sempre rondam o mercado.




É imprescindível reduzir e até, em certos momentos, cortar os custos fixos, saber planejar, implementar e controlar a prestação dos serviços ou produtos oferecidos pela organização; fazer uma programação adequada para atender o público alvo, sempre usando a ferramenta “Just in time” e colocar em prática o pós-venda, analisando o nível de satisfação do cliente.

Para uma Organização ter sucesso no mundo globalizado, além do que já foi dito, é essencial que seus gestores possuam espírito de liderança, pois uma Empresa sem um líder seria igual a uma confusão de funcionários e equipamentos, do mesmo modo que uma orquestra sem maestro seria somente músicos e instrumentos. Tem que possuir habilidade suficiente para colocar em prática a “empregabilidade”, ou seja, a capacidade precisa de desenvolver para atrair, reter e desenvolver seus profissionais.

Com certeza absoluta, o segredo de uma organização de sucesso está na qualidade do seu capital intelectual, pois é ele a alma do negócio apresentando novas ideias, propostas e sugestões de melhorias, para que se obtenha um produto e/ou serviço de qualidade.
   



Nenhum comentário: