terça-feira, 21 de maio de 2013

MPF recomenda à Sesab providências para melhorias no HGCA

O estado de sucateamento do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, já alertado anteriormente pelo deputado estadual Carlos Geilson (PTN), levou o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) a recomendar que o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, adote uma série de providências, no prazo de seis meses, visando à melhoria do serviço público de saúde prestado no hospital.
E agora secretário Jorge Solla, quando é um deputado que faz a denúncia o senhor diz que é problema político, e vindo do Ministério Público, vai alegar o que? Tudo o que nós já falamos o Ministério veio a confirmar: estão querendo sucatear o Hospital Clériston Andrade para ter uma desculpa para privatizá-lo”, afirmou Geilson.
De acordo com o parlamentar, o autor da recomendação, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Leandro Nunes, requer o retorno do funcionamento do anexo que foi desativado para reforma sem que nenhuma providência tenha sido adotada até o momento; a ativação do Centro de Recuperação Pós-Operatório, no Centro Cirúrgico - que desde a sua inauguração em 2010 nunca funcionou por falta de funcionários - assim como das demais salas de cirurgia que estão sem funcionamento também por falta de funcionários.
Ainda no documento, o MPF determina a construção da enfermaria de neurocirurgia, cujo projeto foi realizado há mais de cinco anos; a utilização do espaço da enfermaria Mãe Canguru, desativada em 2012 para construção de mais enfermarias ou leitos de UTI; a ampliação do número de leitos em UTI e do quadro de funcionários, principalmente de técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas e agentes administrativos. Por fim, o órgão requer, ainda, reforma das instalações, aquisição de equipamentos e melhoria no atendimento e qualidade dos serviços médicos prestados, respeitando a dignidade dos pacientes e profissionais do hospital.
A Secretaria de Saúde tem 20 dias para informar as providências que serão implementadas. Vamos aguardar as próximas cenas. Espero que desta vez alguma providência seja tomada”, declarou Geilson.



Nenhum comentário: