quinta-feira, 10 de julho de 2014

Caretas de Mingau

O odontólogo feirense Carlos Augusto Falcão não é apenas um homem letrado. Com formação acadêmica é um cidadão preocupado com a preservação da cultura baiana e nessa luta ele tem encetado trabalhos de pesquisas e registros fotográficos do acervo arquitetônico e de episódios históricos alguns dos quais quase desconhecidos pela maioria, a exemplo da origem das Caretas de Mingau fato ocorrido em Saubara na época da Independência da Bahia.
O detalhe é que quando os homens que ali habitavam viram-se cercados pelas tropas portuguesas e passando fome, as mulheres saubarenses inteligentes e corajosas trajadas de branco e fazendo barulho com latas aproximavam-se dos lusitanos que surpresos e assustados deixavam que elas passassem sem saber que elas levavam alimentos para seus homens. Esse fato deu origem ao que se denomina historicamente de Caretas de Mingau.
Anualmente no dia 2 de julho, a população saubarense, comemora o fato com uma programação que começa às 3 horas da manhã. A população também acompanha o desfile da Cabocla e seu pavilhão até a entrada da cidade com tochas acesas. Carlos Augusto pelos seus conhecimentos e dedicação à história da Bahia merece reconhecimento dos seus conterrâneos da terra de Lucas e Senhora Santana! Este sabe realmente o que é que a Bahia tem! E viva as caretas de mingau. Neste espaço nada sai de graça! Parabéns Carlos Augusto, você sabe onde as cobras dormem!

Nenhum comentário: