quarta-feira, 23 de julho de 2014

Coordenadores pedagógicos participam da 1ª formação

“Ver, julgar, agir e celebrar”. São estes os quatro pilares defendidos pela coordenadora pedagógica da Escola Municipal Maria do Carmo Goés, Dorotéia Lobo Borges, durante o primeiro encontro com profissionais do setor, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23, na Fundação Senhor dos Passos, com a participação de aproximadamente 130 coordenadores pedagógicos, recentemente selecionados para atuarem nas escolas municipais.

 Dorotéia Borges integra o grupo coordenadores selecionados e já encaminhados para as escolas. Segundo a professora, os coordenadores são o coração da escola: “O coordenador pedagógico é o coração que pulsa dentro das escolas. Ele é a ponte entre escola, direção, alunos e comunidade”, defende.

 De acordo com a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, as escolas estão sendo remodeladas de dentro para fora: “Todas as unidades de ensino da rede municipal passarão por reforma, mas não só na estrutura física. Nossa melhoria começa de dentro para fora. Hoje na rede, cerca de 94% dos professores têm nível superior, uma parcela ainda conta com mestrado e doutorado”, observa a secretária.

 No primeiro encontro, os coordenadores assinaram o termo de compromisso de trabalho. Cada um tomou posse das suas funções, tendo conhecimento das suas atribuições. A manhã contou ainda com a palestra da professora Josélia Oliveira, chefe da Divisão de Ensino Fundamental, que abordou o tema “A gestão do trabalho do coordenador no cotidiano escolar”.

 “É importante conhecer a realidade de cada escola. Entender o perfil do gestor, dos professores e dos alunos. Só assim o papel do coordenador pedagógico será cumprido com êxito”, afirma Josélia Oliveira. O encontro integra as ações do Programa Mediação que tem como principal meta o fortalecimento da gestão escolar.

Nenhum comentário: