segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Articuladores da dengue participam de oficina


Todas as ações desenvolvidas no combate à dengue nos 10 bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti serão lançadas no Sistema de Informação da Mobilização (Sismob), para que outros municípios tenham acesso às informações.
Os articuladores destes bairros vão se cadastrar no sistema no dia 1º de março, a partir das 8 horas, durante oficinas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão da Vigilância Epidemiológica (Viep), e a Fundação Luis Eduardo Magalhães, no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.
Inicialmente, os articuladores dos bairros Queimadinha, Sintio Matias, Feira IV, Parque Ipê, Mangabeira, Tomba, Feira X, Campo Limpo, Limoeiro e Feira IX vão participar de uma dinâmica em grupo e debates sobre a prevenção e controle da dengue através de vídeos com o médico oncologista Drauzio Varella.
Segundo a pedagoga e coordenadora de Educação e Saúde da dengue da Viep, Fabíola Souza, será apresentado, ainda, o plano de ação contra a dengue e elaborado outro plano para atender justamente estas localidades.
“Também vamos dispor de duas palestras durante a manhã: uma com a coordenadora da Vigilância Epidemiológia, Janice Estrela, abordando a situação da dengue no município; e a outra com a enfermeira e técnica da dengue, Maricélia Maia,que vai destacar a situação epidemiológica da dengue em nosso município”, explica.
As atividades vão continuar às 13h30 no auditório do Núcleo Tecnológico Educacional (NTE), onde os articuladores serão capacitados pela Fundação para utilizar o site do Sismob. No mês de novembro, o município de Feira de Santana ocupou a primeira colocação no projeto.
“A dengue é considerada um dos principais problemas de saúde nos municípios, o que representa um desafio permanente para nós. Por isso é importante dar sustentação para enfrentar a doença, mobilizando a comunidade”, ressalta a coordenadora.

Nenhum comentário: