quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ações no combate à dengue


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), está intensificando as ações de combate a dengue em Feira de Santana. Até esta terça-feira (15), a Viep confirmou 50 casos de dengue clássica no município.
Uma das ações desenvolvidas para combater o Aedes Aegypti é a instalação de plantões durante os finais de semana para monitorar pacientes nos hospitais públicos e privados, além das policlínicas, e colher material para exames.
Outra importante ação que está sendo desenvolvida é o Plano de Contingência contra a dengue, já encaminhado ao Ministério da Saúde (MS). O plano inclui e solicita todo o material de consumo que possa ser utilizado em campanhas contra a dengue, a exemplo de tensiômetro, medicamentos e água mineral. O plano será encaminhado ao Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) para aprovação final.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, diretores de hospitais e profissionais de saúde têm se reunido juntamente com o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, e a Viep a cada 15 dias para disponibilizar leitos de retaguarda aos pacientes com casos graves.
“Também firmamos parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães para realizar oficina entre articuladores dos 10 bairros com os mais altos índices de notificação”, informa.
Os articuladores vão se encontrar no dia 1º de março, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, para acompanhar as ações do município através do Sistema Integrado de Mobilização (Sismob).
Quando surge notificação da doença nos bairros, a Vigilância Epidemiológica desenvolve um trabalho de campo e realiza bloqueio. “Estamos fazendo tudo que é pertinente para não haver um aumento no número de casos”, ressalta a coordenadora.



Nenhum comentário: