sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Feira de Santana / Campanha do Desarmamento

Coordenador do MovPaz, Cloves Nunes e o Col. Martinho da PM

A Campanha do Desarmamento 2011 está sendo intensificada no conjunto George Américo. Desde a última terça-feira (15), membros da secretaria Municipal de Prevenção à violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Movimento Internacional pela paz e Não-Violência (MovPaz), polícias, Guarda Municipal e Ongs estão na localidade distribuindo panfletos informativos, promovendo visitas as escolas e reuniões com líderes comunitários.
As ações contam com o suporte do ônibus do Programa Feira Cidade Digital, para emissão de guia obtida pela Polícia Federal (PF) e pesquisas na internet, durantes visitas as escolas. Os estudantes podem ter acesso a informações sobre o Estatuto do Desarmamento e a importância social do mesmo, através de sites como: http://deolhonoestatuto.org.br/, http://www.dpf.gov.br/ e http://movpazrecife.org.br/principal/.
Nesta sexta-feira (18), será instalado na praça do George Américo um posto itinerante, onde também acontecerão palestras, distribuição de panfletos e diversas atividades para sensibilizar a população em torno da campanha pela paz. Após 10 dias no conjunto as mesmas ações serão desenvolvidas em outras localizações da cidade, a exemplo dos bairros Campo Limpo, Aza Branca e Pampalona. O atendimento a população é das 8 às 17 horas.
Segundo o secretário da Seprev, Mizael Freitas de Santana, a aceitação da sociedade com o trabalho nos dois dias foi bastante positiva. “Estamos plantando as sementes para colher os frutos; deve ser um trabalho paciente. Agora é fase de convencimento da população e ganho de confiança”, frisou.
O coordenador do MovPaz, Cloves Nunes, confirma. “Calculamos cerca de cinco dias para a adaptação e cinco para a entrega de armas. Já tivemos o caso de um senhor que encontrou munição no bolso na neta de 15 anos e fez a entrega voluntária. Outras pessoas compareceram ao ônibus para se informar e isso é um sinal positivo”, destaca.
Quem fizer a entrega de qualquer armamento recebe indenização no valor entre R$ 100 e R$ 300, a depender do calibre. Não é necessário identificar-se nem dizer a origem da arma. A verba é depositada entre 10 e 15 dias e a arma fica na sede da Polícia Federal, após ser danificada presencialmente. Os interessados também podem fazer a entrega na Casa da Paz, situada na rua dos Pacifistas, conjunto Feira V.
Armas entregue no Posto Voluntária

Nenhum comentário: