domingo, 24 de março de 2013

Assembleia promove sessão especial pelas conquistas das mulheres/ Geilson homenageia a professora aposentada Gilcélia dos Santos

 A Assembleia Legislativa da Bahia promoveu sessão especial na ultima  quinta-feira (21), para celebrar as conquistas das mulheres ao longo da história e discutir os desafios a serem vencidos. A atividade foi organizada pela Comissão dos Direitos da Mulher e teve como um dos momentos homenagens feitas pelos parlamentares a mulheres que contribuem para a transformação social.
Entre elas, a professora aposentada de 84 anos Gilcélia dos Santos Silva, que recebeu uma placa e flores do filho, deputado estadual Carlos Geilson (PTN). “Faço essa homenagem não por se tratar da minha mãe, mas pela sua história de vida”, afirmou.
Natural de Baixa Grande, Gilcélia fundou, na década de 60, a escola Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Jaíba, em Feira de Santana. Na unidade, alfabetizou crianças e jovens pela manhã, inclusive os quatro filhos, e adultos à noite. Toda ajuda dada pelos pais dos estudantes era revertida para aquisição de material didático, fardamento e merenda escolar. Às vezes, como o dinheiro não era suficiente, a professora complementava com sua renda de costureira e bordadeira.

A trajetória da professora, segundo Geilson, contrapõe a da mãe do poema de Carlos Heitor Cony, “O menino das meias vermelhas”, que abandonou o próprio filho. “Ao contrário dela, a senhora agiu como mãe não apenas dos seus filhos, mas também de outras crianças e adultos”, disse. E concluiu, já emocionado, com o trecho da música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos.
Durante a sessão especial foram discutidos temas como igualdade no trabalho, reforma política, inclusão produtiva e tráfico de pessoas. Dentre outras, participaram do evento a diretora de Mulheres da UNE, Liliane Oliveira; coordenadora de Cidadania e Acesso à Terra do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Isolda Dantas; coordenadora do Centro Humanitário de Apoio a Mulher, Jaqueline Leite; professora pós graduada de Ciência Política da Ufba, Ana Alice Costa; e a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia.
https://mail.google.com/mail/ca/u/0/images/cleardot.gif

Nenhum comentário: