quinta-feira, 14 de março de 2013

Treinamento da brigada de incêndio

A brigada de incêndio do Hospital da Mulher, formada por 30 pessoas, participa de treinamento prático e teórico, de como apagar eficientemente incêndios e controlar pânico. Estão usando extintores cujos prazos de validades estão próximos de serem vencidos. Na prática estão apagando pequenas fogueiras acesas para este fim, mas que servem como parâmetros para caso de sinistros. No lado teórico, aprendem como, quando e qual extintor usar de acordo com as características do incêndio. 
 O grupo está sendo orientado pelo engenheiro de segurança do trabalho André Politano. “Treinados, eles saberão como agir em equipe, qual extintor usar, bem como retirar os pacientes do hospital em caso de sinistro”, explica o engenheiro. 
 O engenheiro diz que existem extintores com carga específica para cada tipo de incêndio. Um brigadista deve saber que não deve usar extintor de água na rede de energia elétrica, ou espuma em uma ocorrência de queima de madeira e papel, por exemplo. De acordo com ele, a brigada de incêndio do Hospital da Mulher atende as exigências da NBR 9077. A unidade é dotada de 76 extintores, hidrantes e de 21 estações de combate a incêndio (alarmes, iluminação de emergência, entre outros). Os extintores que estão sendo usados no treinamento estão sendo esvaziados e encaminhados à empresa especializada para que sejam recarregados. (Ascom/PMFS)

Nenhum comentário: