Divulgar e apoiar a Campanha contra a Febre Aftosa e formar multiplicadores mirins, orientando-os sobre a importância da vacinação que encerra na próxima sexta-feira, 21 de junho. Este foi o objetivo do Projeto de Educação Sanitária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), realizado no dia 14 com os alunos de escolas da Zona Rural de Camaçari, na busca por esclarecer de forma lúdica sobre as doenças transmitidas do animal para o homem, conscientizando-os da importância da prevenção e da higiene para a conquista de uma saúde plena.
Por meio do Projeto “Adab na Escola”, uma palestra educativa sobre Febre Aftosa ministrada para professores e alunos das Escolas Municipais Ambiental e Boa União, bem como, atividades interativas e lúdicas com trabalho de recortes e colagem como instrumento de fixação e aprendizagem do conteúdo. “Distribuímos material educativo (cartilhas) sobre o assunto e cada criança confeccionou uma vaquinha de papel levando para casa uma lembrança simbólica de todo conteúdo apresentado”, explicou a médica veterinária da Adab, Andreia Soraia, que compôs esta equipe de trabalho junto com o veterinário, Jeferson Sena.
Esclarecimentos sobre a importância da higiene pessoal e do ambiente como a profilaxia na cadeia de transmissão das doenças, o estímulo ao cuidado com a saúde animal e a contribuição e incentivo ao estudo das zoonoses e à sanidade animal foram abordados como tema transversal na escola.
“Desta forma conseguimos conscientizar os alunos e professores sobre a importância do trabalho realizado pela Adab e também na formação de multiplicadores mirins das informações no ambiente doméstico (seus familiares) e na comunidade”, orientou a coordenadora do Programa de Educação Sanitária, Maria das Graças Gusmão.
“Utilizando ferramentas lúdicas interativas com crianças, fechamos a 1ª Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa deste ano. Jogos, brincadeiras e criatividade fazem parte dos recursos utilizados para transmitir a mensagens às crianças e jovens”, completou o coordenador do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa na Bahia, Antônio Lemos Maia.
A primeira etapa de vacinação de 2013 ocorrida regularmente durante todo o mês de maio foi prorrogada até o dia 21 deste mês. Os criadores têm até o dia 08 de julho para procurar o escritório da Adab mais próximo e declarar a vacinação, munidos da nota fiscal da compra da vacina e data da aplicação, além da quantidade de animais vacinados por faixa etária, número de óbitos e nascimentos.
“O pecuarista que não vacinar ou deixar de declarar seu rebanho estará sujeito às penalidades previstas em Lei. Vale lembrar que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada à regularização do seu cadastro junto à Adab, com a comprovação da vacinação”, esclarece o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal.
A manutenção dos índices elevados de vacinação é condição essencial para a manutenção e evolução da agropecuária baiana. Os resultados da campanha de vacinação não refletem somente na abertura de novos mercados, mas também na formação dos preços internos dos produtos de nossa agropecuária e na geração de trabalho e renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário