sábado, 22 de junho de 2013

FOGUEIRA DE SÃO JOÃO

No dia 24 de junho celebramos São João Batista. Um santo popular. Recebe homenagens com queima de fogos, fogueiras, danças folclóricas. Cantos populares consagram seu nome. Uma devoção popular que traz presente em suas celebrações a partilha, a festa e o encontro de famílias.

 QUAL A ORIGEM da festa? Por que acendemos fogueiras? Conta uma lenda que Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se. Uma tarde, Santa Isabel foi até a casa de Nossa Senhora e contou-lhe que, dentro de algum tempo, nasceria seu filho, João Batista. Nossa Senhora, então, perguntou: “Como poderei saber do nascimento do menino”? “Acenderei uma fogueira bem grande, assim você, de longe, poderá vê-la e saberá que João nasceu”.

 OS EVANGELISTAS apresentam João Batista como precursor de Jesus Cristo. Seu nascimento e missão foram anunciados pelo anjo Gabriel ao pai Zacarias (Lc 15-25). Por inspiração divina recebeu o nome de João. Ele era seis meses mais velho de Jesus, mas iniciou sua pregação pública, à beira do rio Jordão, alguns anos antes.

 TRES CLASSES de pessoas vieram perguntar a João o que deviam fazer para receber o Batismo: o povo simples, os poderosos e os soldados. Ao povo simples dizia: “Façam partilha. Quem tem duas túnicas, dê uma”. Aos poderosos e cobradores de impostos: “parem de roubar” e aos soldados: “Não façam violência! Mantenham a ordem”!

 JOÃO BATISTA teve a sorte de batizar o próprio Cristo, embora protestasse ser indigno de desatar-lhe as sandálias. Ele apresentou oficialmente o Messias, com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo...” (Mt 3,11). O maior elogio dado a São João foi o de Jesus que o definiu: “ele é mais do que um profeta. Jamais surgiu entre os nascidos de mulher alguém maior que João Batista” (Lc 7,28). 

UMA FOGUEIRA deu a grande notícia do nascimento de João. No Brasil é necessário acender fogueiras de coragem e esperança. São necessários muitos “João” para levar as boas noticias a todos. Você pode ser um deles. Deus espera heróis, profetas testemunhas para formar seu povo e participar da construção de uma nova sociedade. Você pode ser um profeta da vida e da esperança.

                                                Itamar Vian Arcebispo Metropolitano
                                                        di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: