sexta-feira, 21 de março de 2014

ÁGUA E SAÚDE

A Assembléia Geral das Nações Unidas fixou o dia 22 de março de cada ano, como o Dia Mundial das Águas. Por sua vez, o Brasil também se associou ao mesmo projeto e, através de lei, oficializou a mesma data. A água é um bem natural que precisa de cuidados. É a vida do mundo.

 OS MEIOS de comunicação trazem, diariamente, atentados contra o meio ambiente. Muitos rios se tornaram esgotos a céu aberto, sem qualquer possibilidade de vida. Outros, ainda em estado razoável, recebem resíduos industriais tóxicos. Com freqüência vemos rios, duramente atingidos, com toneladas de peixes mortos. As matas que protegem as nascentes, são dizimadas. E no dia-a-dia desperdiçamos a água de maneira irresponsável.

 A DESTRUIÇÃO de mananciais e o desperdiço geraram escassez e estão transformando a água em artigo de forte influência econômica e política. Dá para imaginar o poder de quem controlar rios, lagoas e recursos hídricos do subsolo. Por isso, também é imprescindível que a água não seja tratada como produto do mercado regulado pela oferta e procura.

 O VOLUME de água disponível no planeta hoje é o mesmo de 2.000 anos atrás, quando a população correspondia a apenas 3% da atual. Apesar disso, haveria água suficiente para todos se as fontes continuassem preservadas e se fosse assegurado o direito universal de acesso. A escassez de água avança em praticamente todas as regiões do mundo.

 A SAÚDE depende da água. A maioria das doenças do planeta é causada pelas águas impróprias para o consumo humano. A cada ano morrem dois milhões de crianças por doenças causadas por água contaminada. A metade dos leitos dos hospitais do mundo está ocupado por pacientes afetados por enfermidades relacionadas com a água.

 NA BATALHA pela água, é necessário mobilizar duas frentes. Os poderes públicos precisam criar e fazer observar leis que protejam a água e o bem comum, em especial em relação aos resíduos tóxicos e às nascentes. Outra parte da obrigação é nossa, é de cada cidadão, de cada habitante da Terra. O muito se faz com o pouco de cada um. Isto significa garantir a vida e garantir o próprio futuro da humanidade.

                                                               + Itamar Vian
                                                    Arcebispo Metropolitano
                                                             di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: