quarta-feira, 26 de março de 2014

Divisa interdita fábrica de cosmético


Uma fábrica de cosméticos foi interditada pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), na tarde desta quarta-feira, 26, após denúncia feita a Ouvidoria da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O imóvel situado na rua 6, Loteamento Elza Azevedo, conjunto Feira VII, é considerado insalubre para a atividade desenvolvida. No local eram feitos xampus e cremes para tratamento capilar.

 Os técnicos da Divisa encontraram o proprietário, Fernando Bezerra de Lima, em sua residência, localizada na rua Salvador Portugal, nº 207, onde funciona o escritório da empresa e estão armazenados os produtos, avaliados, segundo ele, em R$ 200 mil. Foram identificados, ainda, rótulos e embalagens primárias.

 Os produtos eram vendidos em Feira de Santana e outras cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. O proprietário disse que mantém a fábrica desde 1997 e alegou possuir registro - CNPJ.

 No entanto, a chefe da Divisa, Kérssia Carneiro, afirmou que a fábrica não possui alvará sanitário e não tem registro para funcionamento expedido pela Anvisa. “São produtos clandestinos”, ressaltou. Ainda foram identificados corantes para fins alimentícios.

 O proprietário vai responder processo administrativo sanitário e também efetuar o pagamento de multa, que será estabelecida após avaliação jurídica. Segundo Kérssia Carneiro, os produtos são considerados clandestinos e podem trazer riscos à saúde, como queimaduras e quedas do cabelo.

 Somente nos dois primeiros meses deste ano, a Divisa emitiu 46 auto de infração de produtos impróprios para consumo, enquanto no ano passado, nesse mesmo período, foram 64. Uma redução de 28%.

Nenhum comentário: