As inscrições para o Núcleo de Estudos Para Promoção da Igualdade Racial (NEPIR) foram prorrogadas até sexta-feira, 14. Acontecem na sede do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas (COMDECNI), na Casa dos Conselhos.
O curso que tem por finalidade dar ênfase para o levantamento de dados sobre as comunidades negras e indígenas e é aberto para alunos do ensino superior, profissionais liberais e interessados na temática. As vagas são limitadas e não há custo na inscrição.
Nesta 3ª edição, as aulas terão início no dia 18 de março e seguem até o dia 10 de junho. O curso terá carga horária com certificação de 120 horas, com 56 horas de aulas presenciais e 64 horas de intervenções em comunidades e participações em seminários, oficinas e audiências públicas.
Segundo Lourdes Santana, presidente do COMDECNI, as inscrições foram prorrogadas por causa do carnaval. Ela informou ainda que muitas pessoas já se cadastraram. “Nossa meta agora é chegar em 130 pessoas inscritas no curso. Na próxima terça-feira, 18, o curso será voltado para todos os segmentos. Já na quinta-feira, 20, para a formação dos professores da rede estadual e municipal”.
De acordo Juciara Alves dos Santos, coordenadora do NEPIR, o curso é importante porque nas instituições de ensino não há disciplinas específicas que abordam as questões raciais. “Neste espaço poderemos discutir essas temáticas e tentar fortalecer nossos conhecimentos, para que futuramente a gente possa criar uma rede”, disse.
Para a coordenadora, se o país é formado basicamente por três raças deve se discutir a cultura de todas. “As pessoas que vão participar do curso podem cobrar das instituições de ensino a implementação de disciplinas. Para que possa haver respeito na cultura e identidade de todas as etnias”, observou.
Maiores informações na sede do Conselho, fica localizada na rua Domingos Barbosa de Araujo 160 Kalilandia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário