terça-feira, 25 de março de 2014

Cai número de casos de dengue em Feira


Feira de Santana registra significativa redução no número de casos de dengue nos dois primeiros meses deste ano. A Vigilância Epidemiológica fez 305 notificações entre janeiro e fevereiro de 2014, enquanto que nesse mesmo período no ano passado foram 587. Uma redução de 48%.

 Contudo, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Maricélia Maia afirma que, embora a ausência de risco, a população e os profissionais de saúde devem continuar em alerta para a doença.

 As recomendações são as mesmas: adoção de medidas para evitar os focos de proliferação do mosquito aedes aegypti, como não deixar pneus e vasilhames expostos para evitar água parada, e informar para a Vigilância Epidemiológica (Viep) todos os casos suspeitos da doença, respectivamente.

 Neste ano foram confirmados 110 casos da doença, enquanto em 2013, no primeiro bimestre, foram 289. O distrito da Matinha foi a localidade, neste ano, que apresentou o maior número de ocorrências. Foi caracterizado um surto. Tomba, Feira X e Campo Limpo ficaram entre os bairros.

 Segundo Maricélia Maia, diante dos números apresentados, deve-se considerar a existência das subnotificações. É quando o profissional atende um paciente com suspeita de dengue e não repassa à Viep. Ou quando a pessoa com a doença não procura os serviços de saúde.

 “As reduções das notificações e dos casos confirmados não significam que estamos sem risco para a ocorrência da doença e até para uma possível epidemia de dengue. Por isso, é sempre importante a sensibilização de todos”, pontuou.

Nenhum comentário: