quinta-feira, 20 de março de 2014

CRMQ quer melhor atendimento para mulher no 190


 foto
As dificuldades que as mulheres vítimas de violência encontram ao solicitar socorro através do disque 190, da Polícia Militar, foi o tema da reunião realizada na terça-feira, 18, entre o Centro de Referência Maria Quitéria e a equipe do Centro Integrado de Comunicações – CICOM-PM. O encontro, que fez parte da programação da Agenda Março Mulher, aconteceu no Auditório do 1º Batalhão da Polícia Militar.
Participaram do evento o Capitão Rosuilson Cardoso, coordenador do Cicom, a titular da Delegacia da Mulher - Deam, Maria Clécia Vasconcelos de Morais Firmino Costa, a Defensora Pública, Amabel Mesquita, a juíza titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Ana Jamille Costa Nascimento, e a Polícia Militar.
Segundo Maria Luiza Coelho, coordenadora do CRMQ, a reunião foi bastante positiva. “Tivemos esse primeiro contato, falando e externando as dificuldades que as mulheres encontram ao discar para o número 190. Existem muitas mulheres que estão desencantadas em ligar, não acreditando mais no 190. Elas contam que o atendimento demora e quando os policiais chegavam no local, o agressor já fugiu. Há casos que a viatura nem chega no local”, relatou.
“Nosso objetivo é o fortalecimento para que diminua a quantidade e reincidência da violência”, observa. Ela disse ainda que a Polícia Militar tem papel fundamental neste aspecto. “Todas as vezes que a Polícia Militar for acionada através do disque 190, e houver resposta, os agressores vão perceber que a mulher hoje não está desamparada, pois existe uma estrutura de proteção e por conta disso as mulheres estão denunciando cada vez mais”.
Maria Luiza ressaltou que o papel do Centro de Referência é justamente articular a rede de forma democrática e participativa. “Todas essas estâncias e instituições estão dizendo sim, apoiando e entendendo que a violência contra a mulher deve ser combatida. Para isso, toda a rede precisa estar em comum união com um só objetivo. Por isso, saímos da reunião com ações que possam fortalecer cada vez mais o atendimento em rede. O diálogo foi bastante favorável e a Polícia Militar foi muito receptiva. Acredito que vamos ter muitos benefícios e retorno para estas ações”, explica. Ascom/PMFS.

Nenhum comentário: