quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Internet será oferecida em todas as escolas municipais

Todas as 204 escolas municipais terão Internet ainda este ano. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, 3, pela secretária de Educação, Jayana Ribeiro, durante o segundo dia da Jornada Pedagógica que acontece até hoje, no Olimpo Eventos.

 No segundo dia da programação dedicada aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, as discussões enfocaram a relação entre tecnologia e educação. A secretária informou sobre a contratação de serviço para a instalação de internet de qualidade destinada àquelas escolas que ainda não possuem acesso à rede mundial.

 "As empresas já começaram a instalação dos equipamentos para permitir o acesso à internet. Até a nossa unidade mais distante da cidade, localizada na localidade da Barra, distrito de Humildes, que está a aproximadamente 70km de Feira, estará conectada até o final do ano", informa a secretária Jayana Ribeiro.

 A ação visa complementar uma série de medidas e ferramentas adotadas pela Secretaria de Educação para oferecer suporte às escolas. No ano de 2014, foram distribuídos tablets a todos os professores e foi implementado o Moodle, ferramenta pedagógica que funciona através de um ambiente virtual para formação de professores.

 O Moodle também foi apresentado aos educadores que já estão utilizando o ambiente para alguns dos programas de formação, justificando ainda mais a necessidade de manter as escolas conectadas. 

A programação contou ainda com a apresentação do grupo de teatro do Projeto Recriar, que é formado por professores da rede municipal, com o esquete "A menina dos brincos de ouro", dirigido pelo diretor teatral Luciano Freire.

Em seguida, a professora doutora Lynn Alves, da Universidade do Estado da Bahia, abordou o tema "Educação e Tecnologias: desafios na formação profissional".

 Lynn defendeu as tecnologias como ferramentas importantes para o processo de formação tanto dos professores quanto dos estudantes: "As tecnologias auxiliam no processo formacional e também diminuem o fosso de idade entre professores e alunos.

 As novas gerações já nascem conectadas e quando o docente se aproxima dos dispositivos móveis, por exemplo, se aproxima também alunos", comenta Lynn. "É possível usar até o Whatsapp (aplicativo de bate-papo em moda) como ferramenta pedagógica", brinca a doutora.

 A Jornada Pedagógica 2015 será encerrada na manhã desta quarta-feira, 3, quando pela primeira vez na rede municipal, cerca de 1.500 funcionários administrativos e de apoio que atuam nas escolas participam da programação. São merendeiras, porteiros e pessoal que trabalha nas secretarias das escolas que vão debater "O papel social da escola". A conferência será proferida pela professora especialista Cássia Braz, diretora pedagógica da Escola João Paulo I.

Nenhum comentário: