quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Secretaria da Educação oferece mais de seis mil vagas em cursos de qualificação profissional

Centros territoriais, estaduais e unidades escolares da capital e do interior da Bahia estão com inscrições abertas, até 20 de março, para o ProJovem Urbano e ProJovem Campo – Saberes da Terra. Nesta edição, a Secretaria da Educação do Estado oferece 6.570 vagas - a maior parte para o ProJovem Campo, com 3.630 vagas. A iniciativa contempla 71 municípios de 26 territórios de identidade do estado. As aulas estão previstas para começar em 23 de março.

 Para realizar a inscrição, é preciso procurar o centro ou unidade mais próxima. Podem se inscrever jovens e trabalhadores, entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental (8º série ou 9º ano) e estão fora da escola, tanto na cidade quanto no campo. Os programas oferecem bolsa auxílio, desde que o estudante cumpra, no mínimo, 75% de frequência às aulas dadas no período estabelecido, além da entrega dos trabalhos interdisciplinares.

 Os programas, desenvolvidos pelo Governo do Estado, em parceria com o governo federal, são oportunidades para jovens trabalhadores retornarem às salas de aula, alcançarem a elevação da escolaridade na etapa do ensino fundamental com qualificação profissional inicial e participação cidadã, aumentando as possibilidades de inserção no mundo do trabalho.

 Cursos

 Para o ProJovem Urbano, que tem duração de 18 meses, são oferecidos cursos de qualificação profissional em sete arcos ocupacionais - administração, alimentação, arte e cultura II, construção e reparos II, metalmecânica, saúde e telemática. Cada arco ocupacional é composto por quatro ocupações que possibilitam iniciação profissional diversificada. Para o ProJovem Campo, com vigência de 24 meses, o arco ocupacional é produção rural, integrado por cinco ocupações de culturas agrícolas - agroindústria, aquicultura, extrativismo, sistemas de cultivo e sistemas de criação.

 Após a conclusão de um desses arcos ocupacionais, o estudante poderá continuar sua formação e qualificação profissional em um dos 48 cursos técnicos de nível médio disponíveis na modalidade Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (Proeja), na Rede de Educação Profissional do Estado.

 Matrícula

 Para realizar a matrícula, é necessário apresentar originais e cópias do RG, título de eleitor, CPF, comprovante de residência, histórico escolar. Para os estudantes que tenham histórico escolar do ensino fundamental incompleto, é aplicado o teste de proficiência para leitura e escrita. Por meio do teste, será comprovado se o aluno está apto a participar do programa.

 Pais e mães que desejam voltar a estudar, mas não têm com quem deixar os filhos, vão ter à disposição a Sala de Acolhimento, um espaço criado na própria unidade escolar para atender crianças de 0 a 8 anos, no período das aulas. É necessário, entretanto, informar no ato da matricula essa necessidade. Confira abaixo as possibilidades de atuação em cada arco:

Nenhum comentário: