sábado, 14 de fevereiro de 2015

Um dos pontos altos do Carnaval de Salvador, a tradicional saída do bloco afro Olodum atraiu, mais uma vez, as atenções de baianos e turistas nesta sexta-feira (13). O governador Rui Costa participou do início do desfile, que saiu da Escola do Olodum, na Rua das Laranjeiras, no Pelourinho. O bloco afro é uma das 93 entidades apoiadas por meio do projeto Carnaval Ouro Negro do Governo do Estado.

 “O Olodum é uma das referências do nosso Carnaval, [tem] musicalidade e energia contagiantes. Dá vontade de dançar e [isso] tem a ver com nossa ancestralidade. O Ilê Aiyê, que sai amanhã [sábado, dia 14], e outras manifestações são uma das grandes forças do nosso Carnaval”, disse Rui Costa.

 O governador percorreu o Circuito Batatinha parando em frente à sede do Olodum, na Rua Gregório de Matos. Em seguida, os quatro mil integrantes, incluindo alas de dança, percussão e foliões, desfilam no circuito Campo Grande. O bloco desfila ainda no circuito Barra/Ondina, no domingo (15), e mais uma vez no Campo Grande, na terça de Carnaval.

 Este ano, o Olodum completa 35 anos de folia trazendo o tema ‘Etiópia, A Cruz de Lalibela, O Pagador de Promessas’. A embaixadora do país africano, Sinknesh Eijgu, faz parte dos convidados da entidade.

 Centro de culturas identitárias

 Ainda no Centro Histórico de Salvador, Rui Costa visitou a Casa XII, no Largo do Pelourinho, onde fica a sede do Centro de Culturas Populares Identitárias (CCPI). No Carnaval do Pelô, o espaço coordenado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) funciona como camarote e central de informações, dispondo de sala de imprensa.

 De acordo com o governador, que mais cedo participou da saída do Olodum, o Carnaval os blocos afro, afoxés e do Pelourinho devem ser reafirmados. "Esse já é o Carnaval da cultura, mas quero ampliar os incentivos para o ano inteiro, fazendo uma invasão do bem nos bairros e comunidades. Já em março teremos reunião para tratar dessa política".

 Nesta sexta, o show que marca o início da programação do palco principal do Carnaval do Pelô terá a cantora Mariene de Castro, que recebe Margareth Menezes, Mariela Santiago, Virgínia Rodrigues, Will Carvalho, Carol Soares e Manuela Rodrigues. A apresentação homenageia Dona Edith do Prato, ícone do samba de roda da Bahia.

Nenhum comentário: