sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Governo investe R$ 24 milhões em esgotamento na cidade de Ipiaú

Governador Rui Costa inaugura o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), no município de Ipiaú

A população e o meio ambiente foram beneficiados com a inauguração do sistema de esgotamento sanitário no município de Ipiaú. O governador Rui Costa visitou o município nesta sexta-feira (3) para entregar a obra que teve investimento de mais de R$ 24 milhões e vai levar melhores condições sanitárias para cerca de 19 mil moradores. Também foi inaugurada uma unidade de saúde da família e entregues ambulância, viaturas, máquinas agrícolas e barracas de feira.

 Com mais de 50 quilômetros de rede coletora distribuída pela cidade, o esgoto coletado passará pela nova estação de tratamento e será lançado, tratado, no Rio de Contas, com redução de cerca de 95% de poluição. Para o governador Rui Costa, um avanço que representa sustentabilidade. “Esgotamento é muito importante para a saúde pública e para o meio ambiente e é por isso que estamos investindo e vamos continuar a investir nesse setor. Aos poucos vamos recuperando o que não foi feito no passado. A Bahia hoje ocupa posição de destaque no Nordeste e no Brasil no que se refere a investimentos em saneamento”, afirmou.

 Os moradores que vivem há décadas na cidade vêm a obra também como uma forma de preservar o rio que passa pela cidade. É o caso de dona Julia Medrado, de 84 anos. "A gente precisa do Rio de Contas limpo. Hoje em dia se a gente precisa da água do Rio não dá para pegar, mas a gente agora espera voltar ao que era antes porque é muito importante para nós", disse a aposentada.

 O titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cássio Peixoto, destaca os investimentos no setor. "Foram mais de 190 milhões investidos em saneamento só em 2016, na Bahia. Temos que pensar que, para cada casa, um real investido em saneamento nós estamos economizando quatro em saúde, por isso que o Governo do Estado não tem medido esforços para melhorias neste setor".

 No bairro Irmã Dulce foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde Dona Ana. O nome homenageia uma famosa parteira da cidade e, na unidade, os moradores terão acesso a atendimento médico e odontológico. Uma nova ambulância também vai ajudar no reforço à saúde do município.

 Outros investimentos 

 O dia foi de benefícios em diferentes áreas e o governador entregou 14 viaturas para as polícias Militar e Civil da região, distribuídas para Ipiaú, Jequié, Maracás, Barra do Rocha, Jitaúna, Brejões e Santa Inês. Uma base móvel da PM e duas motos também foram entregues para a polícia de Jequié.

 Para o campo, as melhorias chegaram com a entrega de barracas de feira para famílias da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale Água Branca e de duas máquinas agrícolas (caçamba e motoniveladora), repassadas à prefeitura.

 Educação integrada 

 Ainda em Ipiaú, Rui Costa autorizou a Secretaria de Educação do Estado a implantar o Complexo Integrado de Educação de Ipiaú em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), nas instalações do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. A Secretaria também poderá ceder parte das instalações e do terreno do Centro Territorial de Educação Profissional Médio Rio das Contas para funcionamento do Campus de Ipiaú da Uneb. Já o prédio do Colégio Estadual Professora Celestina Binttencourt será cedido para a Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário: