quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Programa prevê formação de 10 mil profissionais da educação

Programa prevê formação de 10 mil profissionais da educação

Cerca de 10 mil profissionais da educação (professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares) devem ser contemplados com a primeira oferta da Política de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica das Redes Púbicas, que será implantada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT).

 A iniciativa foi apresentada na quarta-feira (8), durante reunião que antecedeu o VI Seminário Baiano de Licenciaturas (SBL), realizado na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), em Barreiras, até sábado (11). "Estamos trabalhando para avançar na formação de professores. Precisamos aplicar a lei e, com isso, melhorar os indicadores educacionais e dar mais qualidade à educação em nosso estado", afirmou o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Severiano Alves.

 A política proposta pelo IAT busca contemplar, além dos professores da rede estadual de ensino, educadores das redes municipais, num regime de colaboração. "Nossa política é focada na educação básica como um todo, não só no ensino fundamental ou médio. Estamos buscando, assim, atender às metas dos planos Nacional, Estadual e Municipais de educação", completou Alves.

 O instituto prevê a formação de 8 mil professores, 1,3 mil coordenadores pedagógicos e mais 1,3 mil gestores escolares nesta primeira oferta com previsão para ter início em 2017. Segundo a chefe de gabinete do IAT, Ana Sueli de Pinho, a Política de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica se desdobra em três programas; o de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica; de Tecnologias e Mídias Educacionais e de Pesquisa Inovação Pedagógica.

 “Esses três programas são interdependentes e complementares, porque entendemos que não é possível pensar uma proposta que não contemple o uso das tecnologias de forma que a gente possa desenvolver uma formação que possibilite, aos profissionais da educação, dialogar com a realidade dos estudantes”, afirmou Ana Sueli.

Nenhum comentário: