sábado, 29 de agosto de 2015

CrediBahia promove inclusão social no interior do Estado

Com um total de R$ 43.025.654,39 liberados somente este ano, através de 14.636 contratos, que beneficiam diretamente a 4.811 empreendedores, o Programa Estadual de Microcrédito (CrediBahia) vem se transformando numa grande ferramenta de inclusão social, gerando emprego e renda em todo interior baiano. Ainda este ano, o Governo do Estado pretende disponibilizar mais R$ 50 milhões para fomentar empreendedores de pequenos negócios em toda Bahia.

 Executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeituras municipais, o CrediBahia conta, atualmente, com 184 postos de atendimento em 182 municípios.

 O secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes tem como proposta ampliar a atuação do CrediBahia. E destacou os encontros encerrados nesta quinta-feira (27), em Barreiras, quando técnicos da Coordenação de Microfinanças da Setre foram manter contatos com gestores e agentes de crédito. Essas reuniões já ocorreram em Ribeira do Pombal, Porto Seguro, Ipirá, Jequié, Guanambi, Ilhéus, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim e Barreiras.

 Números do programa

 “Reunimos nesses encontros do CrediBahia representantes de 144 municípios dos 27 territórios de identidade para apresentar os números do programa do Governo do Estado e ampliar as possibilidades de trabalho dos empreendedores que não têm acesso às tradicionais linhas de crédito. Queremos proporcionar alternativas de geração de renda para essas pessoas”, afirmou  Gomes.

 O coordenador de Microfinanças Solidárias da Setre, Weslen Moreira, fez um balanço positivo dessas atividades. “Com certeza haverá um incremento ainda maior dos negócios e até o final do ano vamos abrir, pelo menos, mais sete postos de atendimento do CrediBahia no interior do Estado”, diz. 

Segundo Moreira, “procuramos sensibilizar prefeitos e secretários municipais mostrando que os frutos do programa são estratégicos para o desenvolvimento da economia do município”. Ele afirma que o CrediBahia vai ampliar o alcance, principalmente para moradores dos empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida e vendedores ambulantes, particularmente aqueles que trabalham nas festas populares da Bahia.

 Crédito orientado

 O CrediBahia é um programa de crédito orientado, que incentiva as atividades produtivas e a geração de emprego e renda. Os juros são de 5% ao ano e o público predominante do programa é 61% de mulheres e 39% de homens. Um total de 86,8% das atividades do programa é dirigido para a área de Comércio, sendo 10,6% em Serviço e 2,6% na Indústria.

Nenhum comentário: