sexta-feira, 21 de agosto de 2015

XXIII Jornada de Cardiologia chama atenção para a prevenção

Uma das atividades científicas mais importantes do Nordeste começou na manhã de hoje no Hotel Íbis e reúne especialistas de todo país

Segundo pesquisas, as doenças cardiovasculares matam entre 300 e 400 mil pessoas por ano no Brasil. Em 2013, as doenças do aparelho circulatório representaram a primeira causa de morte no município de Feira de Santana, de acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS - Ministério da Saúde. Foram registradas na cidade 2.735 hospitalizações e 430 mortes.

 Com o objetivo de promover a capacitação e atualização dos profissionais da área que lidam com essa realidade, além de discutir avanços no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, começou na manhã desta sexta-feira (21), a XXIII Jornada de Cardiologia, uma das atividades científicas mais importantes do Nordeste, promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Feira de Santana. Na abertura, estiveram presentes o Secretario de Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas e a Secretaria de Saúde do Município, Denise Mascarenhas.

 O tema principal foi prevenção. A princípio todas as pessoas podem tomar medidas preventivas para diminuir o risco de doenças cardiovasculares como controlar o colesterol no sangue, a pressão alta e o diabetes, e ainda, priorizar a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. O cardiologista Dr. Luís Beck da Silva Neto, de Porto Alegre, destacou os avanços da Insuficiência Cardíaca.

 Paralelo a Jornada também aconteceu o I Simpósio de Fisioterapia Cardiovascular. O evento destacou a importância do atendimento multiprofissional na saúde. “A Fisioterapia é um pilar muito importante tanto na prevenção, quanto no pós-operatório e tratamento. Foi uma iniciativa enriquecedora para nós profissionais e estudantes que participaram”, observa o cirurgião cardiovascular, André Guimarães.

 “A promoção da Jornada é muito importante justamente para promover debates e atualizações sobre as doenças cardiovasculares. Aqui é possível identificarmos problemas e apontar possíveis soluções, buscando avanços que beneficiem a saúde da população”, pontuou Dr. Edval Gomes, presidente da SBC – Feira de Santana.

 A XXIII Jornada de Cardiologia prossegue até amanhã (22), quando acontecem discussões de casos clínicos, além de amplo debate sobre doença arterial coronariana.

Nenhum comentário: