segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Caminhada do Folclore leva cultura de raiz às ruas centrais de Feira

Milhares de pessoas marcaram presença na avenida Getúlio Vargas, na manhã desse domingo (18), para prestigiar os mais de 50 grupos que participaram da 16ª Caminhada do Folclore, evento promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Como nas edições anteriores, o desfile empolgou a participantes e ao público, aflorando raízes de manifestações da cultura popular.

 Participaram grupos de Feira de Santana e mais 12 municípios da região, que inscreveram 2.700 participantes. Foi um indicativo de que a alteração da data da Caminhada, este ano, não tirou a empolgação dos participantes, conforme avaliou a diretora do Cuca, Rosa Eugênia Vilas Boas. O evento, tradicionalmente realizado em agosto, mês do Folclore, foi adiado devido a dificuldades de recursos financeiros. 

Realizada desde 2000 com a participação e incentivo da comunidade, a Caminhada do Folclore tem o objetivo de preservar, valorizar e divulgar as manifestações culturais do povo nordestino, a chamada cultura de raiz. A proposta é realizar um desfile de grupos folclóricos que mostrem diferentes aspectos dos traços culturais de Feira de Santana e de outros municípios da Bahia.

 Inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, a Caminhada do Folclore, único evento com esse perfil em toda a Bahia, vem desencadeando um movimento de resgate e revitalização dos grupos locais, evitando a extinção. O evento atrai milhares de pessoas que se deslocam dos mais diferentes lugares para prestigiar o cortejo.

Nenhum comentário: